Multipessoal

As pessoas no emprego do futuro





Os avanços tecnológicos podem parecer assustadores quando vistos como uma, quase, sentença para as pessoas no desempenho de certas funções. No entanto, talvez o ângulo de abordagem deva alterar-se. Os avanços tecnológicos devem ser vistos como ferramentas criadas por pessoas para agilizar processos que retiram, a cada um de nós, a disponibilidade para aprimorar outras funções de maior importância.

Em tempos, que nem conseguimos imaginar, foi inventada a roda; já recentemente foi criado o telemóvel que – possivelmente – também não se imagina sem e agora, algo mais virá. Apesar das úteis funcionalidades permitidas pela Inteligência Artificial, pela robótica ou pela automatização, continuarão a existir empregos para as pessoas porque há duas características fundamentais que nos distinguirão sempre dos robôs e máquinas criados: competências humanas e sociais.

As competências humanas e sociais estarão em desenvolvimento uma vez que tarefas repetitivas como trabalho em folhas de cálculo, inquéritos e outros que tais serão agilizados, deixando espaço para a dedicação a tarefas mais complexas, ou apenas mais humanas. Estas desenvolvem-se numa base de conhecimentos de planeamento e gestão, de comunicação e de analytics.

Verificar-se-á também uma cada vez maior necessidade de desenvolver capacidades de criatividade, pragmatismo, motivação, empatia, curiosidade e flexibilidade. Características que são, apenas, dos seres humanos.

A par com estas necessidades, e antevendo a sua aplicação, também existirá a adaptação dos modelos de ensino que se vão direccionar para o desenvolvimento de capacidades técnicas em áreas distintas mas, provavelmente, em muito, focadas na tecnologia, que ao mesmo tempo, trabalham nas soft skills.

Assim, percebe-se que a tecnologia não chega com o objetivo de susbstituir as pessoas, mas sim como um meio de agilidade e propensão para o desenvolvimento de capacidades humanas. 

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário