Multipessoal

5 Passos eficazes para criar a sua marca pessoal



A criação de uma marca pessoal pode parecer tarefa árdua, para além de imperceptível ou pouco fundamentada no seu objetivo. No entanto, a necessidade da sua criação é óbvia se quiser distinguir-se, por exemplo, no mercado de trabalho.

O CV claro e original, as redes sociais atualizadas e apropriadas para o cargo a que se candidata, e saber estar e responder às questões que lhe colocam numa entrevista são pontos fundamentais, no entanto, há que marcar a diferença. Como? Criando uma marca pessoal, basicamente, sendo-se quem se é - e isto é a base para uma marca bem-sucedida. 


  1. Seja genuíno: Não há duas pessoas iguais, por isso a genuinidade vai garantir-lhe originalidade. Para além disso, será sempre mais fácil gerir a sua marca se esta lhe for totalmente familiar. 
  2. Conte uma história: Todos gostamos de ouvir uma boa história. Com várias personagens, contexto e cenários. Não há melhor forma de conseguir a atenção da audiência, seja ela um recrutador ou as pessoas para quem faz uma apresentação. 
  3. Falhe: Se falhamos é porque estamos a tentar portanto aceite cada falha como uma prova de que está a fazer algo novo. Para além disso, fica a saber o que não resulta e pode seguir outro caminho e tomar uma decisão diferente na próxima vez. 
  4. Crie um impacto positivo: Transmita uma mensagem segura, em tom calmo e alegre. Prefira palavras com conotação positiva, evite o “não”.
  5. Seja consistente: Se cumprir todos os outros passos, chegará aqui sem dificuldade. Se for genuíno, todas as histórias que contar serão verdade, crescerá com as suas falhas, e a coerência do discurso resultarão num impacto positivo. Daí, resulta a consistência que lhe dá credibilidade. 

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário