Multipessoal

Costuma comer à secretária? Saiba porque não o deve fazer


Costuma comer à secretária? Saiba porque não o deve fazer

Quem nunca transformou a secretária numa mesa de refeições, almoçando de olho no computador, que atire a primeira pedra. A verdade é que este hábito é muito comum, sobretudo tendo em conta a pressão e exigência atual. Mas ainda que este possa ser um hábito aparentemente prático, que permite juntar o útil ao agradável, neste caso a necessidade de comer à urgência de despachar trabalho, há um estudo que garante que não o deve fazer. Porquê? A resposta está na saúde. 

Tudo começa com a cintura. E não, a notícia não é a melhor. É muito mais fácil comer demais quando estamos distraídos, o que é válido para quem vê televisão, mas também para quem está concentrado à frente de um ecrã no trabalho. Ou seja, a balança pode ressentir-se deste hábito.

Mas há mais. O impacto faz-se também sentir ao nível do cérebro. A pausa para almoço, que em teoria serve para isso mesmo, fazer uma pausa e descansar, acaba por não ir de encontro aos objetivos pretendidos. O que significa que o cérebro continua a trabalhar sem parar, o que prejudica a saúde mental e pode contribuir para o aumento do stress laboral.

Há ainda que ter em conta a questão do sedentarismo. A ciência há muito confirmou que um estilo de vida sedentário é um dos fatores de risco para as doenças cardíacas, cancro e diabetes tipo 2. A hora de almoço pode ajudar a quebrar a monotonia do dia e, mais do que isso, sair para almoçar ajuda a pôr o corpo a mexer.

Por isso, o melhor mesmo é aproveitar a hora de almoço para… comer e apenas comer. Mesmo que não consiga fazer a pausa todos os dias, esforce-se para que isso aconteça pelo menos uma ou duas vezes por semana. E continue o esforço para que este se torne uma verdadeira rotina diária. Isso inclui banir as tecnologias da mesa das refeições, no trabalho e fora deste, para evitar distrações enquanto come.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário