Multipessoal

Utilizar analytics para entender emoções




A constante procura pelos melhores resultados numa empresa passa pela definição de estratégias conscientes, e estas têm de ser fundamentadas pelos melhores insights. A informação gerada, diariamente, dentro de uma empresa tem uma dimensão inacreditável, e é aqui que as tecnologias de analítica terão o maior impacto: é possível recolher e organizar dados de modo a entender as atitudes das pessoas. Afinal, são e serão sempre elas o meio mais importante da organização, e o entendimento das suas emoções o maior desafio. Partindo daqui, os caminhos seguidos para as decisões serão baseados em tendências e prospeções bem fundamentadas.

A utilização de People Analytics permite que todas as fases da experiência de emprego sejam mais humanizadas. Comecemos pelos processos de recrutamento que podem ser mais seguros; concretamente: é possível perceber se alguém com uma experiência de trabalho consistente é, ou não, mais propensa a “entregar-se” a uma nova oportunidade. Isto é, é possível responder à questão: de que modo as experiências profissionais anteriores de alguém têm impacto na função a que se candidatam ou que já desempenham? Este tipo de fatores são importantes em momento de recrutamento, mas continuam a mostrar o seu potencial depois de ter conseguido, a organização, captar e agarrar o talento. 

Se People Analytics é a recolha e tratamento de informação sobre o que torna os colaboradores felizes, criativos, especialistas e até mesmo líderes, então se se conseguir corresponder a estas características específicas, criar-se-á uma, muito maior, ligação emocional entre empresa e colaborador. Assim, diminuir-se-á também problemas como a rotatividade. As empresas entendem o “porquê” de questões que, de outro modo não conseguiriam. É possível conhecer as motivações dos colaboradores, as opiniões e até mesmo as expectativas a longo prazo.
Chegada a necessidade de avaliação de desempenho, esta será também facilitada com uma base de dados consistente. Vai ser possível perceber em que contextos, os colaboradores de uma organização são mais produtivos e investir nesses boosts de desempenho.

A recolha de dados pessoais e sua análise pode parecer assustadora, mas quando o seu potencial é entendido, assim como os seus benefícios, não há como negar a sua necessidade.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário