Multipessoal

Como ser um verdadeiro influencer de pensamento




Se o objetivo final da liderança através do pensamento é influenciar as pessoas, levando-as a acreditar no pensamento que difundimos e agir sobre aquilo que dizemos, então temos de apresentar opções que vençam pela veracidade e factualidade! 

Por muito que seja ambicionado o título de thought leader este nunca será resultado de autonomeação. O empenho necessário para que se atinja tal pelouro será aprovado e distinguido pelos pares e só depois chegará às massas. Para que tenham motivos para reconhecer um líder de pensamento, aqueles que entendem o seu tópico de especialização, por partilhar interesse e conhecimento no mesmo campo, têm de encontrar provas do seu valor. 

Este tipo de liderança é conseguido quando há uma incessante procura pelo saber mais sobre uma matéria específica, quando se compromete com a especialização e constante actualização sobre o tema. É preciso alcançar a perícia, porque só daí é possível desenvolver-se um pensamento crítico o suficiente para que se inove e crie. Quando for disruptivo conseguirá o destaque e os seus pares encontrarão as evidências do seu caráter (e esforço) de thought leader. Deste realce resultará a capacidade de chegar não só aos nichos, como às massas e ser um verdadeiro influencer de pensamento. 

Num mundo em que a chegada de informação é constante e a sua filtração nem sempre é fácil, cada vez mais se procura a segurança da resposta especializada, consistente, comprovada e, por isso, credível. Sendo esta a maior vantagem para quem quiser distinguir-se. 

Resume-se assim o processo para concretização desta liderança através do pensamento em cinco passos:
- Criar uma marca própria que prime pela assertividade, justificada por factos, que será fonte segura para o público.
- Quando o conhecimento interiorizado é tal que permita a inovação, esta deve ser partilhada!
- Apoiar-se nos pares e gerar fluxo comunicacional para criar uma network que permite constante atualização.
- Chegar aos nichos que compreendem o líder de pensamento e validam aquilo que é produzido.
- Nunca esquecer que a especialização num tema, e consequente thought leadership vão para além da partilha da informação recolhida. É preciso inovar.  

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário