Multipessoal

10 passos para ser uma mais-valia na empresa em que trabalha



Fala-se em hard e soft skills, na adaptação dos organizações e dos colabores aos novos modelos de negócio e ao mercado de trabalho em evolução. Mas quando esta adaptação acontece, o que se espera dos colaboradores neste presente, que já é quase futuro? 


É necessário que se entenda que a distinção entre a importância de capacidades técnicas e competências comportamentais é cada vez menor. Vejamos então quais são então as capacidades necessárias para se ser um bom trabalhador atualmente: 

1. Competências técnicas aprimoradas e adaptadas ao mercado – cada vez mais se pede especialização numa área, sem perder o bom senso de se manter atualizado em relação ao que se passa à sua volta
2. Disponibilidade e interesse em aprender
3.  Capacidade de leitura e interpretação de dados
4. Conhecimento e análise dos novos media – já não basta ler o que está publicado, é necessário analisar fatores como o grafismo ou a linguagem utilizada
5. Capacidade de filtrar informação, saber onde procurar e como tratar a informação que se recebe, e que se procura
6. Habilidade de trabalhar em contacto com diversos contextos culturais
7. Pensamento crítico e disruptivo: ir mais além, apresentar sugestões e propor soluções quando tal se justifica
8.  Inteligência social, isto é, a capacidade de entendimento e conexão com os outros
9. Trabalhar produtivamente em equipa, muitas vezes, virtualmente
10. Os clássicos: responsabilidade e motivação


Os colaboradores são uma mais-valia para as organizações quando sentem que o seu trabalho tem um propósito, que acrescenta algo a si e aos outros. E há sempre hipótese de ser melhor no que se faz e tornar o seu trabalho mais desafiante. Esta lista é exemplo da forma como cada trabalhador consegue ser um acrescento importante par a organização que integra se souber adaptar-se às novas tendências do mercado.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário