Multipessoal

Quer conseguir respeito enquanto líder?


Quer conseguir respeito enquanto líder?

O respeito é uma coisa boa e todos o querem. Querem os colaboradores, querem os clientes e, claro, quer também o líder de qualquer equipa. E isto não apenas por uma questão de educação, mas porque o respeito é um requisito fundamental para um ambiente de trabalho que se quer funcional e saudável.

Tudo muito bem, pelo menos em teoria. Mas e quando, na prática, falta o respeito? O que fazer quando os colegas ou elementos de uma equipa não respeitam o seu líder, seja porque este acabou de chegar ou por ter sido recentemente promovido? O motivo pouco importa. O que é preciso é que, enquanto líder, seja capaz de provar que está à altura da ocasião.

Para conseguir então aquilo que, em 1967 e daí para a frente, a cantora Aretha Franklin tão bem cantou, ou seja, respeito, é preciso que comece por entrar no chamado “modo de aprendizagem”, ou seja, evitar iniciar funções partindo do princípio que sabe tudo sobre tudo - e agindo de acordo com esse princípio. Evite a tendência que pode ter de impor os seus pontos de vista e ideias. Oiça o que os outros têm para dizer e aprenda com isso.

Não mantenha agendas escondidas, o mesmo é dizer, procure ser transparente sobre os seus motivos. É normal que, sobretudo quando chega de novo, o líder seja fonte de ansiedade entre os colaboradores, que desconhecem as suas intenções. Para o evitar, partilhe a sua visão sobre o futuro, inclua as posições daqueles com quem vai trabalhar e, acima de tudo, não deixe que o desconhecimento permita que se criem conclusões sem fundamento, geradoras de ruído e motivo de distração e insatisfação.

Não basta anunciar a existência de uma política de portas abertas. É preciso procurar ativamente que esta exista, o que significa ir junto das pessoas, mostrando não só que se deseja a partilha de ideias, mas que esta é valorizada, criando tempo e espaço para ela.

Finalmente, os líderes mais respeitados são aqueles que advogam outra prática: a de louvar em público e criticar em privado. Faça a primeira sempre que necessário e a segunda também, mas sem necessidade de um espetáculo público.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário