Multipessoal

Já sabe o que responder se lhe perguntarem como se vê daqui a cinco anos?


Já sabe o que responder se lhe perguntarem como se vê daqui a cinco anos?

Nem sempre é fácil pensar no futuro quando o que se quer é viver o presente, ou seja, conseguir o trabalho desejado. Mas porque uma entrevista de emprego não é mais do que uma sucessão de perguntas às quais é preciso dar respostas e, de preferência, boas respostas, o futuro torna-se motivo de reflexão, sobretudo perante a questão: “Como é que se vê daqui a cinco anos?”. Por mais tentador que possa ser responder com um “vejo-me a mandar em todos na empresa”, será preferível pensar um pouco no assunto.

Para o recrutador, esta é uma questão que ajuda a ter uma noção sobre de que forma os seus objetivos de carreira se alinham com os objetivos da empresa. Mas não, não é preciso inventar. 

Pode dizer a verdade e, ainda assim, responder de forma a impressionar o recrutador, dando-lhe aquilo que este gostaria de ouvir. 

Tudo depende das suas reais expectativas e da forma como, de facto, imagina o que vai acontecer no futuro. Por isso, não há problema em dizer que realmente não sabe o que o futuro lhe reserva, desde que acrescentando que a oportunidade de emprego à qual se candidata pode ajudar a pensar nisso mesmo.

Ser uma pessoa ambiciosa não é uma coisa má e a resposta pode deixar antever essa característica, desde que com peso, conta e medida. Uma boa resposta, neste caso, passará por comentar que a oportunidade à qual se candidata vai permitir que cresça profissional e pessoalmente, de uma maneira geral e realista, tendo em conta a dimensão da empresa.

Não precisa de professar um compromisso cego e fiel com o recrutador, prometendo com ele ficar para o resto dos seus dias, o que pode parecer falso e até certo ponto perturbador. Pense no seu perfil e elabore uma resposta em linha com este. Ou seja, se está apenas a começar, reforce a importância da aprendizagem e do crescimento com a empresa. Caso já tenha alguns anos de experiência, concentre-se nas possibilidades de desenvolver novas competências, enquanto dá o seu contributo com o conhecimento acumulado ao longo dos anos.

Na resposta a esta questão, de nada vale partilhar a mais, como referir que a sua meta a cinco anos é publicar um romance, isto se estiver a ser entrevistado para uma posição, por exemplo, de contabilidade. Mas ser vago ou não responder pode dar também um sinal errado: que não está investido na sua carreira.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário