Multipessoal

Como transformar o excesso de qualificações em vantagens

Como transformar o excesso de qualificações em vantagens

São palavras difíceis de ouvir, tornadas obstáculo para quem procura emprego. Mas o excesso de qualificações ainda é motivo para rejeitar um candidato. Seja como resposta a uma candidatura ou como feedback depois de uma entrevista, trata-se de um argumento frustrante e sobretudo difícil de aceitar. 

Afinal, o que é isto de ter qualificações a mais? E porque é que é invariavelmente entendido como uma coisa negativa? Para os empregadores, é algo que pode significar uma ameaça, uma vez que aqueles que têm mais qualificações têm também, pelo menos em teoria, maior probabilidade de encontrar melhores oportunidades. Outra ameaça são expectativas salariais mais elevadas, que se pressupõe que os candidatos nestas condições tenham, muitas vezes superiores ao que as empresas estão dispostas a pagar.

Então, o que fazer? Mentir ou omitir informações no currículo pode ser tentador, mas é um erro. O melhor a fazer é enfrentar a situação e, na sua carta de apresentação, discutir as suas qualificações, justificando logo à partida o porquê da candidatura com a necessidade de um novo desafio ou colocando o enfoque na empresa e no interesse em trabalhar nela.  

Esclareça, logo desde o início, que o que procura é o emprego certo, deixando claro que aquele cargo não é apenas mais um passo no caminho para algo mais. Por isso, seja flexível no que diz respeito ao salário, esclarecendo se está ou não disposto a receber um valor que pode não estar à altura das suas qualificações.

Finalmente, reforce os aspetos positivos. Aproveite para ‘vender’, junto da empresa, as vantagens de ter uma pessoa bem qualificada, enfatizando o que os seus anos de experiência podem contribuir para o cargo, mesmo que os recrutadores não estejam especificamente à procura disso. Em vez de “super qualificado”, apresente-se como alguém altamente qualificado, com algo extra para oferecer.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário