Multipessoal

Resoluções de ano novo que podem levar mais longe a sua carreira

Resoluções de ano novo que podem levar mais longe a sua carreira

Com o fim de um ano chegam os desejos para o que aí vem. Saúde e felicidade são clássicos, aos quais se juntam o desejo de um aumento ou de uma promoção, de conseguir aquele emprego que insiste em ser protagonista de sonhos e até, quem sabe, conquistar aquele cargo há muito desejado. As palavras são sempre fáceis. Passar delas às ações é que nem tanto. Neste fim de ano, que se aproxima a passos largos, vá mais além e transforme os desejos em resoluções.

Primeiro, há que tentar. A sabedoria popular já o defende há muito: quem não arrisca não petisca. E ainda que haja situações em que as coisas nos podem cair no colo, sem que nada tivesse sido feito para as conseguir, por norma, sem esforço nada se consegue e sem tentar também não. Pode até nem correr como o desejado; pode não ter o resultado esperado, mas a aprendizagem é garantida. Não deixe, por isso, que a possibilidade de um fracasso o impeça de atingir um grande sucesso.

Na lista de resoluções acrescente também a abertura a novas oportunidades. É que, se há não muito tempo o emprego era para a vida, hoje a probabilidade de isso vir a acontecer é reduzida, já para não dizer inexistente. Por isso, não feche a porta a novas possibilidades, esteja atento ao que o rodeia e faça com que as coisas aconteçam. Como? Mantendo-se ativo nas redes sociais, dedicando parte do seu tempo ao networking, nunca deixando de pesquisar novas oportunidades.

Tudo o que foi escrito acima resulta numa outra resolução: vou ser capaz de mudar e me adaptar, uma máxima que deve também ser a sua em 2019. Uma vez mais, não pense que as coisas se vão manter inalteradas para o resto da vida, o que nem sequer é desejável. Mesmo que goste do que faz e que se sinta bem ao fazê-lo, não feche a porta à mudança, que pode ser em forma de um novo superior hierárquico, de novas tarefas ou até de um novo emprego. Estar preparado é a melhor forma de lidar com estas mudanças, o que inclui saber muito bem quais os seus pontos fortes e ter consciência dos que precisa de melhorar.

Finalmente, crie uma rede forte. Uma rede de amigos, uma rede de colegas, uma rede de pessoas que podem fazer a diferença. É que se estiver perto das pessoas certas, isso vai reforçar a sua confiança e, mais ainda, ajudá-lo a ultrapassar as dificuldades, caso estas não sejam evitáveis.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário