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Como respeitar e ser respeitado enquanto líder

Como respeitar e ser respeitado enquanto líder

Para ter respeito é preciso respeitar. A máxima vem (ou deveria vir) de cedo, dos bancos da escola, os mesmos que ainda ensinam que o respeito advém com a posição ou experiência. Uma premissa que até pode ser verdadeira, mas verdade é também que este tipo de respeito diminui com o tempo. São, por isso, muitos os que, numa posição de liderança, se debatem com questões de respeito, com dificuldade em fazerem ouvir os seus argumentos, em implementar as suas decisões. Porque ser líder nem sempre é sinónimo de ser respeitado.

Como conquistar então esse respeito? Como conseguir ser ouvido e, sobretudo, ser seguido, o mesmo é dizer, liderar? Há pequenos conselhos que podem ajudar, como ser consistente, ideia sobretudo válida para aqueles que se debatem com questões de credibilidade. Não se trata de uma questão de previsibilidade, de fazer aquilo que todos esperam, mas apregoar uma coisa e fazer o oposto não é a receita certa para ser respeitado.

A pontualidade é importante e mais ainda se pensarmos que, hoje em dia, o tempo corre. Ele é, de resto, um dos bens mais preciosos de que dispomos, pelo que deixar as pessoas à espera não é a melhor forma de as conquistar. Pelo contrário. É sinal de falta de respeito, que é algo que, como já foi referido, deve ser recíproco.

Há depois outra pontualidade que não pode ser esquecida, a da resposta. É certo que são hoje muitas as solicitações e oriundas de muitas fontes, mas estas não servem de desculpa para deixar questões por responder ou tarefas por atribuir. Se alguém lhe coloca uma questão, procure não demorar mais do que 24 horas na resposta.  

Errar é humano. Uma afirmação que tem tanto de cliché como de verdade. Por isso, partindo do princípio (verdadeiro) de que todos erramos, e ainda assim procurando fazê-lo o menos possível, há que admitir o erro em vez de escondê-lo ou ignorá-lo, algo comum em muitos líderes.

Associada a este está outro conselho, que tem a ver com os erros de terceiros. Tendo em conta o que foi escrito acima, é também expectável que as pessoas com quem trabalhamos cometam erros. Um líder respeitado é aquele que elogia em público, mas procura criticar em privado. Não se trata de ignorar os erros cometidos, mas falar sobre ele com o autor dos mesmos e só com este.

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