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Responsabilidade social: boa para as empresas, boa para os colaboradores

Responsabilidade social: boa para as empresas, boa para os colaboradores

Já é certo e sabido que os programas de responsabilidade social das empresas são bons para o negócio. Numa altura em que os consumidores são (ou tendem a ser) cada vez mais conscientes do valor do seu dinheiro - e de onde é gasto -, responsabilizando as empresas pelo papel que desempenham, de uma forma mais geral, no mundo, as ações de responsabilidade social têm aqui um papel importante. Mas e o que é que ganham os funcionários? Os benefícios estendem-se a estes ou resume-se tudo apenas a uma questão de ganhar dinheiro?

A resposta tem sido dada por vários estudos, que enumeram as muitas vantagens para os colaboradores das empresas. Tudo começa com a ideia de “coisa certa”. Se os funcionários acreditarem que o empregador está a fazê-lo, também eles estarão mais dispostos a fazer o que é correto. O que significa que não só se envolvem mais em ações de cidadania, como a relação com os colegas se torna mais cooperativa, aumentando a predisposição para ajudar o próximo, dentro e fora das empresas.

Mas há mais. Quando os funcionários sentem que o seu empregador é socialmente responsável, têm também um maior sentimento de pertença e identificam-se mais com a área para a qual trabalham. De fato, a responsabilidade social pode ser muito mais importante do que o sucesso financeiro, pelo menos no que diz respeito ao sentimento de pertença dos funcionários.

E, por consequência, isso faz com que aumente a intenção dos trabalhadores de permanecerem na empresa. Sentem-se mais comprometidos com a organização para a qual trabalham, estando mesmo mais dispostos a fazer sacrifícios pessoais em nome do trabalho e entendendo o seu sucesso como uma extensão do sucesso da empresa.

Para quem está de fora, a perceção é também positiva, ajudando a conquistar a atenção e o interesse dos potenciais candidatos. Os programas de responsabilidade social, como aqueles que também a Multipessoal tem - parceria com a Make a Wish para realização de um desejo de uma criança diagnosticada com uma doença grave, oferta dos cabazes natal a famílias carenciadas, recolha de brinquedos e de material escolar para crianças carenciadas, entre outros -, permitem às empresas atrair os melhores talentos. De acordo com um inquérito feito pela Net Impact, organização sem fins lucrativos, 72% dos estudantes que se preparavam para ingressar no mercado de trabalho afirmaram ser importante para a sua felicidade um trabalho em que pudessem “causar impacto”.

Finalmente, estes programas têm ainda a capacidade de aumentar o espírito criativo dos funcionários, fomentando a criação de novas ideias e formas criativas de resolução de problemas, levando as pessoas a desenvolver novas e melhores formas de realizar o seu trabalho.

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