Multipessoal

Semanas de trabalho de 43 horas? Sim, elas existem


Semanas de trabalho de 43 horas? Sim, elas existem.

Os portugueses costumam queixar-se da duração do trabalho, que estão muitas horas no escritório, que é mais o tempo laboral do que de lazer e por aí fora. Mas será que é mesmo assim? Ou seja, trabalhamos nós mais do que os restantes ou apenas nos queixamos mais? A resposta é dada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que decidiu avaliar este tópico e confirma: sim, os portugueses até têm alguma razão de queixa, sobretudo quando se comparam com os alemães, os dinamarqueses ou os noruegueses, que têm semanas de trabalho bem mais curtas que as nossas. Mas há quem tenha conquistado o direito de se queixar ainda mais, como os mexicanos, que trabalham qualquer coisa como 2.225 horas por ano e ganham bem menos. Contas feitas, são semanas de 43 horas.

Nesta lista, os portugueses encontram-se na metade superior (13º lugar), apresentando-se como um dos países onde, de facto, se trabalham mais horas: ao todo, 1.842 por ano. Pior que nós estão então os mexicanos, no primeiro lugar deste ranking, seguidos dos habitantes da Costa Rica (2.212) e dos sul-coreanos (2.069), que apesar do esforço feito pelo governo para lhes reduzir a carga horária de trabalho, continuam a passar muitas horas nos escritórios. A estes juntam-se ainda, por exemplo, os gregos (2.035), contrariando com a prática aquilo que apregoa a teoria, sobretudo aquela que tantas vezes os apelidou de “preguiçosos”, ou os islandeses (1.879). 

Depois, há os restantes, ou seja, aqueles países onde se trabalha menos tempo do que nós e que, nesta lista, são a maioria (25 no total). Já falamos nos alemães, os líderes e mais desafogados em termos de tempo, com semanas de 28 horas. Os vizinhos do Norte da Europa ocupam, muitos deles, lugares próximos dos alemães: é o caso dos dinamarqueses (1.410 horas por ano), dos noruegueses (1.421) ou dos holandeses (1.430), todos com bastante tempo livre para a vida pessoal.

Do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos, trabalha-se, em média, 1.779 horas por ano, mais ainda do que os vizinhos do Canadá (1.779).

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário