Multipessoal

Aproveitar os meses mais quentes para progredir na carreira


Aproveitar os meses mais quentes para progredir na carreira

No verão, o ritmo é outro. Não só pela força do calor, que torna tudo mais lento, mas sobretudo porque o tempo mais quente é sinónimo de férias. E mesmo para quem trabalha, parece haver menos motivos para apostar num reforço da carreira. Um erro, alertam os especialistas, que defendem que não se devem desperdiçar as oportunidades que chegam com o tempo mais quente. E fazer uma ‘limpeza’ no seu percurso e ferramentas de trabalho é uma das principais.

Todos temos uma marca e há quem diga mesmo que esta é já essencial para a concretização de uma carreira de sucesso. Que tal aproveitar estes meses mais parados para renovar a sua biografia e CV online? Comece por escrever uma pequena biografia, destacando os seus pontos mais fortes e atualize-a nas redes sociais. Não se esqueça da consistência da sua marca pessoal, ou seja, de a manter dentro da mesma linha independentemente da rede social que usa.

Se tem um perfil no LinkedIn, pode também aproveitar esta altura para lhe dar mais vida, para o atualizar com suas credenciais, com as promoções, a aquisição de competências ou qualquer outro progresso de carreira que tenha conquistado nos últimos meses.

E que tal aproveitar o verão para voltar à escola? Não, não precisa de colocar a mochila às costas, mas pode aproveitar que há menos exigência e menos tarefas a realizar para fazer aquela formação que tanto desejava mas que os dias cheios o têm impedido de concretizar. Ou reforçar uma competência, adquirir novos conhecimentos, avançar numa área onde sente que está a ficar para trás. Gastar parte do tempo a aprender é um dos maiores investimentos que pode fazer.

Esta época do ano serve também para reforçar o planeamento. Aproveite para olhar para o calendário e programar atividades, fazer planos para os meses de outono, definir prioridades e tarefas, de uma forma calma e ponderada. E, se possível, comece já a adiantar algum serviço.

No meio de tudo isto, não se esqueça de relaxar. É que o descanso também falta parte da lista de ingredientes para uma carreira bem-sucedida. Se, a meio do ano, já se sente esgotado, adapte o seu ritmo ao verão, vá com calma, explore opções que o podem ajudar a relaxar durante todo o ano, como meditação, aulas de ioga ou outras técnicas que permitem ajudar a reduzir o stress.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário