Multipessoal

Sabe qual a época mais stressante do ano? Não, não é o inverno


Sabe qual a época mais stressante do ano? Não, não é o inverno

Se fizéssemos um inquérito para procurar descobrir qual a época mais stressante do ano, a reta final da primavera não seria, muito provavelmente, a escolhida. Nesta altura, o sol costuma brilhar mais forte, intensificando os convites aos passeios ao ar livre e às idas à praia. É certo que este ano, com a meteorologia a trocar-nos as voltas, muito devem ser os que sentem os níveis de stress elevados, sobretudo porque as férias se estão a aproximar sem que o tempo esteja à altura de as receber. No entanto, de acordo com os especialistas, esta não é a altura mais stressante do ano para os trabalhadores. Aliás, vai com toda a certeza surpreender-se com aquela que a ciência identifica como sendo a mais geradora de stress.

Se é dos que pensa que o inverno deve ser a época mais difícil - do frio à chuva, que obriga a camadas e camadas de roupa, às ‘lutas’ com os guarda-chuvas, sem esquecer as corridas para os transportes atravessando verdadeiros ‘rios’ de água, que se acumulam em todas as poças, razões não faltam para que seja eleita a ‘pior’ em termos de stress -, pense novamente.

É a ciência, que se quis debruçar sobre o assunto, que chega à conclusão que afinal não é bem assim. Ou seja, é o verão que costuma ser mais stressante para o trabalho. A descoberta vem de um grupo de cientistas da Poznan University of Medical Sciences, na Polónia, na sequência de uma análise feita a um grupo de mulheres, que apresentavam níveis mais elevados de cortisol, conhecida como a hormona do stress, nos meses mais quentes.

O trabalho teve por base a recolha de saliva dos participantes, feita a cada duas horas, por um período de 24 horas, isto durante dois dias não consecutivos de inverno e dois de verão. A esta avaliação juntou-se outra, em forma de um questionário, com perguntas sobre os hábitos de sono, a dieta e a atividade física realizada.

Embora os autores do trabalho confirmem ser necessário mais estudos sobre o tema, reconhecem que os resultados aqui recolhidos são, sem dúvida, interessantes, revelando que, tal como acontece com os animais, a sazonalidade afeta também os seres humanos.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário