Multipessoal

‘Open day’, uma porta aberta de oportunidades



‘Open day’, uma porta aberta de oportunidades


Se a sua reação ao perceber que se vai realizar um ‘open day’ para recrutamento for qualquer coisa como “Um open o quê?”, não se preocupe porque não está, seguramente, sozinho. O conceito, ainda que generalizado nos países de língua inglesa, começa agora a dar por cá os seus passos. Mas tal como o nome indica, ‘open day’ não é mais do que aquilo que revela a sua tradução literal, ou seja, um dia aberto. Aberto a oportunidades, aberto à descoberta de um novo emprego, aberto perante um novo caminho, carreira ou orientação.

Realizado por empresas, organizações maiores ou mais pequenas ou instituições de diferentes áreas, o ‘open day’ é, acima de tudo, uma oportunidade que funciona para os dois lados, beneficiando quem recruta e quem se encontra à procura de um emprego.

Mas não, um ‘open day’ não é uma avaliação das capacidades ou potencialidades do candidato. Não é o mesmo que uma entrevista de emprego e não exige, por isso mesmo, igual preparação. O que estes encontros abertos de recrutamento pretendem é conhecer potenciais candidatos, com as agências de recrutamento e empresas a abrirem portas para esse mesmo efeito, o que acontece sobretudo quando são muitas as vagas para preencher.

No entanto, este pode ser o primeiro passo do processo de recrutamento, o que significa que o candidato vai também aqui ser alvo de uma avaliação. Por isso, se está a pensar ir a um ‘open day’, há coisas fundamentais que não pode esquecer. Por exemplo, de levar um CV. Procure também sorrir quando conversar com o recrutador, mostre-se apaixonado pelo que faz, acessível, disponível.

Ainda que não sejam muito frequentes, os ‘open days’ tendem a repetir-se cada vez mais. Como aquele que, há umas semanas, foi realizado pelo Grupo Multipessoal, motivado pelas 150 vagas disponíveis, apenas à espera dos candidatos certos para as preencher.

As instalações da empresa no Porto e Gaia serviram de palco para esta iniciativa e receberam cerca de 100 potenciais candidatos, com diferentes perfis, todos em busca de uma oportunidade de trabalho. Uma ação que cumpriu com os objetivos de recolha de  candidaturas de profissionais mais indiferenciados ou com valências profissionais mais específicas e que permitiu ainda a recolha de um maior número de candidaturas para processos em aberto ou para sugestão a atuais clientes com potencial de empregabilidade.

Serviu também para dar a conhecer a empresa, para divulgar os seus serviços e, tendo em conta o atual contexto e a busca incessante dos recrutadores para encontrar os candidatos desejados/necessários, esta é uma medida que se voltará a repetir. Se não teve oportunidade de participar neste ‘open day’, esteja atento. Outras oportunidades vão surgir!

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário