Multipessoal

Como entrar com o pé direito no novo emprego


Como entrar com o pé direito no novo emprego



Está a preparar-se para começar um novo emprego, para conhecer o novo local de trabalho, os colegas e a rotina que em breve passará a ser também a sua? Impressionar está, por certo, nas suas intenções. Afinal, quem é que não quer começar com o pé direito, com uma introdução que seja o primeiro passo para a construção de relações profissionais e pessoais. O pior por vezes é mesmo ultrapassar o nervosismo ou timidez inicial. É para levar de vencida este obstáculo que servem os conselhos descritos abaixo, que ajudam a tornar um sucesso o seu primeiro dia no novo emprego.

Uma das ferramentas para o conseguir é o email. Não é obrigatório, nem tão pouco uma prática generalizada entre nós, mas deveria fazer parte da lista de coisas a fazer quando se dá início a um novo trabalho. Ou seja, escrever um pequeno texto e enviá-lo aos colegas com quem se prepara para partilhar tarefas, para as pessoas do departamento ao qual vai pertencer ou até para todos os que trabalham na mesma empresa, tenha esta cinco ou 50 colaboradores.

Se o primeiro dia já lá vai e não houve ninguém que tivesse pensado na questão das apresentações, tome a iniciativa e não tenha receio de pedir, por exemplo, a um superior que o apresente aos restantes colegas. Caso esta não seja uma opção viável, há sempre uma alternativa: deixe de lado a vergonha e tome a iniciativa. A tarefa será proporcional ao tamanho da empresa: se for pequena, a coisa resolve-se rapidamente; se for grande, o mais difícil poderá ser perceber quem são os colegas que importa conhecer, mas com o recurso ao senso comum a coisa resolve-se.

Aqui, uma das armas mais importantes é a simpatia. Mostre-se acessível e responda às questões que lhe possam colocar, sejam estas mais pessoais ou profissionais. Procure ser recetivo a todos os conselhos e dicas que lhe possam dar sobre a tarefa que vai desempenhar, algo que não tem que ser muito complicado: um sorriso ou um olá conseguem fazer maravilhas. Pode também convidar os novos colegas para um café ou um almoço, capaz de ajudar a quebrar o gelo e permitir que se conheçam num contexto mais informal.

E aqui volta a entrar em cena o email. Depois das apresentações feitas, pode sempre enviar uma mensagem aos colegas com quem vai trabalhar de forma mais direta, que não precisa de ser muito elaborada. Qualquer coisa como: “Olá, foi um prazer conhecê-lo (a). Obrigada pelo apoio. Estou disponível se precisar de algo em caso de dúvidas.”

E já agora, boa sorte!

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário