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A melhor forma de ser bem-sucedido numa entrevista de grupo

A melhor forma de ser bem-sucedido numa entrevista de grupo

A entrevista é, por definição (e por tradição), uma conversa com uma pessoa, uma realidade familiar no mercado de trabalho durante muito tempo. No entanto, os candidatos são hoje colocados à prova de outras maneiras. A entrevista reinventou-se e se é verdade que a conversa a dois não se extinguiu, continuando a ser necessária na hora de selecionar o melhor candidato, também é um facto que não está sozinha na tarefa de avaliação. A ela juntam-se formas alternativas, como as chamadas entrevistas de grupo, que convidam vários candidatos a juntarem-se à volta de uma mesa para a realização do que se agora é conhecido como “dinâmica de grupo”.

Se for chamado para uma, não se assuste. O objetivo é simples: avaliar os candidatos numa dimensão mais social, ou seja, observar o seu comportamento e as suas capacidades de reação numa situação que envolve um grupo. 

Variedade aqui não falta. A dinâmica pode passar pela discussão de um tópico ou assunto que se encontra na ordem do dia, pela simulação de uma reunião de trabalho, pela gestão de uma estratégia de negócio ou simplesmente pela colocação de um desafio que importa resolver em conjunto, com um grupo de pessoas desconhecidas e, mais do que isso, potenciais adversários na corrida pela vaga de emprego.

Seja qual for a situação, há conselhos que vale a pena não esquecer. Tudo começa com a atenção. Nestes momentos, não se precipite, ouça o que lhe é explicado e leia com atenção os materiais facultados. E procure controlar os nervos, agindo de uma forma natural, mantendo-se igual a si mesmo. Até porque tudo o que é forçado sobressai, e não é pela positiva.

A participação ativa é outro dos conselhos que ajuda a que seja bem-sucedido nestas dinâmicas de grupo. Nem sempre é fácil, sobretudo para os mais introvertidos. Por isso, tenha atenção que não se trata de falar por falar, mas sim fazê-lo com o objetivo de chegar a uma conclusão... É que nem sempre a pessoa que fala mais ou a que fala mais alto é a que consegue os melhores resultados. Faça tudo isto sem perder de vista a boa educação e as boas maneiras, assim como o respeito pelos outros, mesmo quando estes não parecem ter a mesma atenção.

Há depois erros que convém também ter em conta, mas para evitar repetir. Como falar mais do que qualquer outra pessoa e agir de uma forma autoritária. Pensar que o objetivo destas dinâmicas é ter em conta as opiniões individuais é também errado. Para isso servem as entrevistas um-a-um. Aqui, o que se avalia é o comportamento em grupo e a forma como se trabalha em equipa.

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