Multipessoal

O maravilhoso mundo das tribos profissionais


O maravilhoso mundo das tribos profissionais

A História está rica em narrativas sobre tribos: tribos nómadas, tribos bárbaras, tribos da antiguidade, tribos que não passam hoje de vestígios do passado, apenas presentes nas páginas dos livros ou nas salas dos museus. Mas há outras tribos, estas que o presente insiste em criar, como a tribo dos consumidores, as tribos urbanas ou as tribos profissionais. É sobre estas últimas que aqui falamos, aquelas que o Financial Times descreveu recentemente num artigo, onde mostra como são os ‘espécimes’ que povoam os locais de trabalho moderno, garantindo mesmo que, sobretudo nas grandes corporações, vão ser eles a dominar o mercado. Conhece alguém destas tribos?

Os viciados nas conferências
Sessões, congressos, encontros, conferências… São tantos e diferentes os eventos que, sob o mesmo teto, reúnem profissionais de uma determinada área. E há um grupo de pessoas que não perdem um. Assíduos frequentadores destes acontecimentos, mantêm uma agenda repleta, que divulgam com orgulho. Mas é nos intervalos e nos conhecimentos que podem fazer nestes momentos que vai o seu foco.


Os Independentes
Seja por opção ou por imposição, há todo um grupo de profissionais que tratam a flexibilidade por tu. Afinal, sem um horário ou local de trabalho fixos, este é um conceito que ganha outra dinâmica. São os chamados profissionais independentes, que se orgulham de poder ir buscar os filhos à escola e para quem os cafés com Wi-Fi se tornam os novos locais de trabalho.

Os gurus da gestão
São os pensadores, os arquitetos de estratégias que definem os caminhos a seguir. O que dizem é, para muitos, lei. Detentores de uma linguagem própria, são verdadeiros criadores de tendências e teorias e reconhecidos como tal.

Os assediadores que ainda não saíram do armário
Os elementos desta tribo são, por definição, homens. E são homens que gostam de pousar o braço nos ombros das colegas do sexo feminino quando com elas falam. Que sussurram e respiram de forma ofegante, que oferecem massagens. 

Os gestores Millennial
São mais jovens do que as pessoas que gerem, gostam de reuniões informais e de trocas de impressões ou feedback, como lhes chamam. São adeptos das mais recentes tecnologias, de que usam e abusam, preocupam-se com o que comem, praticam exercício e que não hesitam em partilhar com os colegas as proezas conquistadas no ginásio.

Os estagiários com ambição
Chegam primeiro que qualquer outra pessoa ao escritório e estão sempre disponíveis. Fazem sugestões constantes, mesmo quando estas não lhes foram pedidas e enviam emails para o chefe com ideias que acreditam serem capazes de fazer a diferença. O espírito colaborativo não é o que mais os orienta, mas uma ambição que, em muitos casos, se confunde com determinação.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário