Multipessoal

A profissão certa para a sua personalidade


A profissão certa para a sua personalidade

Dos mais entusiastas aos mais comedidos; dos que escondem os sentimentos aos que falam antes de pensar; dos extrovertidos aos que gostam mais de observar: personalidades há muitas. Sabe qual é a sua? Provavelmente terá uma resposta, mas não tão completa ou complexa como aquela que o teste MBTI, ou seja, o Myers-Briggs Type Indicator, é capaz de fornecer. De tal forma que é usado há décadas no mercado profissional para determinar qual a personalidade que mais se adapta a uma determinada função.

Desenvolvido durante a II Guerra Mundial por Isabel Briggs Myers e a mãe, Katharine Briggs, responsáveis por uma pequena fábrica nos EUA, passou de uma brincadeira a ferramenta utilizada para escolher os melhores recursos humanos. Um teste que, várias décadas mais tarde, continua a ser o preferido pela esmagadora maioria das empresas que compõem o ranking da Fortune 500, ou seja, a lista das maiores e mais importantes empresas norte-americanas.

Um indicador que pode permitir perceber se, de facto, o seu emprego tem ou não a ver com a sua personalidade. Para isso, divide as pessoas de acordo com oito características - extroversão ou introversão, perceção ou intuição, razão ou emoção e julgamento ou interpretação -, que ajudam a definir 16 personalidades diferentes:


O Arquiteto
Perfeccionista e criativo, é aquele que prefere fazer as coisas à sua maneira. Para este, as profissões mais indicadas são: economista, executivo, criador de software.

O Lógico
Aqui, nada melhor que desafios que requeiram precisão e teoria, uma vez que se trata de uma pessoa independente e ávida por solucionar problemas. Profissões indicadas: arquiteto, professor universitário, economista, analista financeiro.

O Comandante
Verdadeiro estratega, a sua capacidade de liderança inata e a visão lógica torna-o indicado para papéis de liderança, como advogado ou executivo.

O Orador
É uma pessoa criativa, adepta de novos desafios e que sobressai em papéis que envolvem risco ou exigem persistência e inconformismo, como empreendedor, diretor de marketing ou político.

O Diplomata
Atencioso, criativo, orientado por princípios firmes, costuma dar-se bem em atividades que exijam comunicação a nível pessoal, como terapeuta ou assistente social.

O Mediador
Sensível, idealista, é motivado pelos seus valores pessoais, destacando-se em atividades que exijam que seja solidário e adaptável, como designer gráfico, escritor, terapeuta.

O Protagonista
Energético e diplomata, gosta de estar rodeado de pessoas e é excelente em papéis que requeiram expressividade e lógica, como trabalhos na área da publicidade, vendedor, especialista em relações públicas.

O Ativista
Curioso e criativo, costuma dar-se bem em papéis que exijam que esteja alerta e seja comunicativo, como jornalista, criativo de publicidade, organizador de eventos.

O Especialista em Logística
Trabalhador empenhado, valoriza a responsabilidade e o compromisso. E destaca-se em trabalhos que tenham como requisito ser de confiança, como contabilista e funcionário público.

O Advogado de defesa
Modesto e determinado, gosta de ajudar os outros e funciona bem em tarefas como dentista, professor primário, bibliotecário.

O Executante
É muito bom nas decisões práticas e no desempenho de papéis sociais, que impliquem liderança, como farmacêutico, advogado, juiz.

O Cônsul
Motivado para ajudar os outros, é atraído por tarefas que impliquem tomar conta do bem-estar de terceiros, como enfermeiro, assistente social, relações públicas.

O Virtuoso
Honesto e simples, prefere a ação à conversa, revelando um bom desempenho em tarefas que necessitem do uso de ferramentas, como engenheiro civil, piloto ou médico.

O Aventureiro
Caloroso e sensível, gosta de ajudar as pessoas de uma forma mais prática, tendo um bom desempenho em áreas que exijam solidariedade e atenção, como terapeuta ou massagista.

O Empreendedor
Pragmático, tem a capacidade de se exceder em situações de crise e apresenta um bom desempenho em áreas onde é necessário engenho, como detetive ou investidor.

O Animador
Dá valor ao senso comum e tende a ser atraído por profissões que têm como requisitos expressividade e interação com os outros, como médico de clínica geral, designer de interior, cientista ambiental.


Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário