Multipessoal

E a melhor altura para procurar emprego é...




E a melhor altura para procurar emprego é...

Qual a melhor altura para procurar emprego? Esta poderá ser uma das principais questões dos candidatos e talvez uma das mais difíceis de responder, até porque o mercado de trabalho é composto por áreas diferentes, assim como são também diferentes as opiniões dos especialistas. Mas há quem tenha tentado encontrar a resposta. O site Monster, por exemplo, decidiu olhar para os seus dados globais e verificou que a caça às vagas intensifica-se em janeiro. De resto, o dia em que foram feitas mais pesquisas durante o ano passado foi, ainda de acordo com a mesma fonte, o 4 de janeiro, uma segunda-feira.

No Canadá, Alemanha, França e Estados Unidos da América, uma análise semelhantes mas realizada pelo site Indeed revela que as ofertas de emprego aumentaram entre dezembro e janeiro, o que reforça o significado da expressão ‘ano novo, vida nova’. Só no Reino Unido, janeiro foi o mês de origem de cerca de 10% de todas as novas ofertas.

Dezembro é um mês pouco consensual. Há quem garanta que é também um dos melhores meses para procurar, não só devido ao aumento das ofertas sazonais, mas também porque para muitas empresas, sobretudo as maiores, o fim do quarto trimestre do ano pode ser a última oportunidade para darem uso ao orçamento para contratações referentes a esse ano civil antes de o perder de vez. No entanto, há vozes discordantes, que defendem que se trata de um mês com muitas distrações (o Natal e o ano novo), que impedem a aposta nas contratações.

Consensual é, no entanto, a ideia de que em julho e agosto são meses mais parados. Se é um facto que há ofertas novas específicas para esta época do ano, sobretudo na Europa e na América do Norte, o verão é associado às férias e estas significam isso mesmo para uma grande maioria de trabalhadores e empregadores, ou seja, o merecido descanso. 

E qual é o melhor dia da semana para procurar? São vários os especialistas que elegem a segunda e a terça-feira como os melhores dias para responder aos anúncios. Com uma exceção: se um anúncio for publicado à segunda-feira, a resposta não deve chegar antes de terça. Isto porque, muitas vezes, quem contrata espera para ver o que mais vai chegar. O que significa que ser o primeiro a responder não é necessariamente bom. O mesmo é válido para o contrário, ou seja, não queira ser também o último da lista. O ideal será enviar a resposta 12 a 24 horas após a colocação do anúncio, devendo o envio do CV ser feito durante as horas de expediente.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário