Multipessoal

Multipessoal abre as portas aos trabalhadores do futuro



Multipessoal abre as portas aos trabalhadores do futuro

Não há melhor do que ver com os próprios olhos, que experimentar ‘in loco’, algo que tem muito mais impacto do que a impressão dada pelos livros, pelas aulas ou pelos professores. E seja para quem ainda está indeciso sobre aquilo que quer fazer na vida, profissionalmente falando, ou para os que, já escolhida a área profissional, continuam a ter questões sem resposta, as visitas às empresas desvendam mistérios, esclarecem dúvidas e mostram a cultura das mesmas e as suas práticas na gestão de pessoas. É isso que faz, uma vez por mês, a Cidade das Profissões, num evento a que chama Meeting Day e onde leva um grupo de jovens de visita a uma empresa. Desta vez, coube à Multipessoal, no passado dia 26 de outubro, ser a anfitriã de um destes encontros abrindo as portas dos seus escritórios do Porto.

Para muitos, é a estreia num local de trabalho. Uma visita que lhes dá a possibilidade de contactar com o verdadeiro ambiente laboral, numa atividade prática que vai onde a teoria não consegue chegar, transformando-se numa experiência de grande impacto para os visitantes. Até porque, diz quem sabe, estas visitas funcionam como uma forma eficaz de encurtar o fosso entre a escola e o mundo do trabalho. E é fácil de perceber porquê. Mas mais ainda, tornam as empresas, e os profissionais que nelas trabalham, representantes de culturas e práticas, autênticos porta-vozes, encarregues de dar as boas-vindas aos trabalhadores do futuro, transmitindo uma mensagem que prepara os jovens visitantes para o mundo do trabalho, cada vez mais competitivo e exigente.

Para outros, é a possibilidade de perceberem melhor como funciona a procura de emprego, dado que, mais ou menos recentemente numa situação de desconforto, forçada por um despedimento ou por uma mudança forçada de carreira, perceber claramente como funciona quem recruta, quem procura profissionais, será meio caminho andado para ser mais eficaz na obtenção de um novo trabalho.

Popularizadas pelo mundo das finanças e idealizado como uma forma de identificar os melhores estagiários, estas visitas saltaram para outras áreas, muito para além da financeira, tornando-se mais do que isso. É esta evidência, que se faz acompanhar por alguns estudos na área, que sugere que participar nesta experiência dá aos jovens e menos jovens, a possibilidade de empreender, demonstrando um impacto positivo nas competências de empregabilidade, motivação para a educação, tomada de decisões de carreira e conhecimento do mundo do trabalho.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário