Multipessoal

Não tem férias? Saiba como sobreviver aos meses mais quentes… no trabalho



Não tem férias? Saiba como sobreviver aos meses mais quentes… no trabalho


Verão é sinónimo de sol, calor, praia e férias. E ainda que grande parte da população portuguesa ‘vá a banhos’ nesta altura do ano, são muitos também os que têm que ficar a trabalhar. Seja por imposição ou opção, a rotina mantém-se, agora acompanhada por uma grande dose de calor. E pelas souvenirs, em forma de fotografias e vídeos partilhadas por todo o lado, dos que fazem férias. Não será fácil, sobretudo para aqueles que têm o hábito de associar o verão ao lazer, mas é possível sobreviver aos meses mais quentes a trabalhar. Nós damos aqui uma ajuda.


Pausa para… gelado!
Se é dos que costuma fazer uma pausa para o café, que tal trocar a busca pela cafeína por outra, mais à altura do tempo de estio? Nada melhor do que uma pausa para um gelado, que não só ajuda a refrescar, como oferece um cheirinho das férias. Para quem costuma levar a marmita para o trabalho, há outras formas de introduzir o verão no escritório, como substituir a água pela limonada ou por um sumo de fruta bem fresquinho, à altura do calor que se sente lá fora.


A temperatura certa
Não é nada fácil encontrar um ambiente ideal para todos quando se partilha o espaço de trabalho. Há sempre os mais encalorados, que não passam sem as janelas abertas em busca de uma qualquer aragem, e os friorentos, com queixas constantes de que a temperatura deveria estar mais elevada. Dizem os especialistas em saúde laboral que a temperatura ideal no local de trabalho não deve ser inferior aos 21 graus ou superior aos 24 graus, com cerca de 50% de humidade. Informação importante para esgrimir argumentos e sanar conflitos entre os que pedem mais calor e os que preferem mais frio.
Reuniões fora de portas
E que tal aproveitar o tempo para levar as reuniões lá para fora, para um jardim ou parque mais próximo? Não só conseguirá arejar as ideias, e até quem sabe encontrar novos pontos de vista e soluções, como será capaz de suprir as necessidades de vitamina D, aproveitando o calor e a luz do sol que brilha lá fora.


Almoços na esplanada
Já falámos acima de como pode levar um pouco do verão para os seus almoços no escritório. Mas nada melhor para o fazer do que ir comer fora, de preferência a uma esplanada. Seja uma simples salada ou um prato à altura dos melhores chefs, esta é uma forma simples de quebrar o tédio e sentir um pouco das férias, ainda que não as tendo.


Pedalar para o trabalho
Há zonas do país onde esta é uma sugestão mais complicada de concretizar, mas outras há que dispõem de muitos quilómetros de ciclovias, permitindo trocar os transportes públicos pela bicicleta. Mais uma vez, consegue uma dupla vantagem: fazer exercício físico e esquecer, ainda que por instantes, que está a fazer o caminho para o trabalho


Não se esqueça da água
A desidratação é um problema real nos meses mais quentes. Para a evitar, mantenha-se hidratado, bebendo muita água. E que tal aproveitar para aromatizar a água com fruta, ervas aromáticas ou legumes?


Escapadinhas de fim de semana
Não é a mesma coisa, mas é melhor do que nada: nos fins de semana, quando estiver livre do constrangimento dos horários, das reuniões e dos compromissos na agenda, aproveite para fazer uma escapadinha. Não precisa de ir para muito longe e estas pequenas viagens conseguem operar verdadeiros milagres para eliminar o stress acumulado.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário