Multipessoal

Evitar que a busca de emprego se transforme numa guerra




Evitar que a busca de emprego se transforme numa guerra


Não são precisas armas, ou pelo menos não no sentido bélico do termo, nem munições ou tão pouco soldados. Mas apesar de tudo, procurar um emprego assemelha-se muitas vezes a uma verdadeira batalha, sobretudo contra a ansiedade e o stress. São dezenas (ou mais) de currículos enviados, muitos dos quais sem resposta a ofertas que até podem pedir menos qualificações do que aquelas que o candidato apresenta. São horas de pesquisa por aquele anúncio que esconde a promessa de se materializar no tão desejado emprego e depois outras tantas de espera. É que a resposta, essa, tarda a chegar. Já a frustração e desilusão, têm pernas mais compridas e instalam-se depressa.

Quem perdeu o trabalho conhece-as bem, partilhando-as com aqueles que procuram a primeira oportunidade de se poder mostrar no mercado de trabalho. E, apesar de sabermos que falar é fácil e dar conselhos também, há dicas que podem evitar que a busca por um emprego se transforme numa guerra. E que torne quem procura por ele numa baixa.

Respire fundo e conte até 10… ou vinte ou o número que melhor resultar. O ideal, é certo, é que ao primeiro currículo enviado corresponda a uma entrevista e, já agora, uma resposta positiva. Mas ainda que possa ser assim nos filmes, as coisas não funcionam desta forma na vida real. Por isso, tenha calma, relaxe e respire fundo. A sua oportunidade há-de chegar. É como costumam dizer: a paciência é mesmo uma virtude.

Já ouviu falar em gestão de tempo? Por mais tentador que possa parecer estar a consultar várias vezes ao dia a caixa de e-mail ou os sites de ofertas de emprego, a única coisa que é garantida é mesmo a perda de tempo. E apesar de tempo ser coisa que a maior parte dos desempregados têm, este pode ser usado para tantas outras coisas. Há formas de subscrever, via e-mail, as ofertas mais recentes e de acordo com os seus interesses. Caso o site não o permita, opte por definir um momento no dia para fazer essa pesquisa. Quanto ao resto do tempo? Marque encontros com amigos, que é também outra forma de networking, faça caminhadas, vá à praia, cultive os seus interesses, faça uma formação (há muitas opções online gratuitas). Aproveite para fazer aquilo que lhe pode enriquecer para o seu próximo projeto.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário