Multipessoal

A 'arrumação' necessária para ir de férias descansado



A 'arrumação' necessária para ir de férias descansado

São semanas e mais semanas a fazer, com a ajuda do calendário, a contagem decrescente e a traçar planos que incluem um ‘dress code’ composto por pouco mais do que chinelos, uns calções e, claro, o fato de banho. É o ‘dolce fare niente’, aquela altura do ano que nos promete descanso e dias livres de stress. Para trás fica a secretária, o computador e o calendário. Ou pelo menos devia ficar. É que antes de ir de férias o melhor mesmo é deixar ‘a casa arrumada’: sem assuntos pendentes, relatórios por terminar ou telefonemas por devolver, não vão estes aparecer sem ser convidados e interromper o merecido descanso. De olhos postos nas férias, organização é mesmo a palavra de ordem. 

Faça uma lista
É quase certo que a energia não é a maior ou tão pouco será grande o entusiasmo dedicado às tarefas a realizar nos dias que antecedem a ida para férias. Mas para que estas possam ser tudo aquilo - e ainda mais - que deseja e que planeou, o que não inclui, por certo, trabalho, nada melhor do que fazer uma lista com o que precisa de deixar feito antes da partida. E, claro, fazê-lo, mesmo que isso signifique ter que se esforçar um pouco mais, ter que fazer umas horas extra ou passar parte da hora do almoço à secretária. Afinal, há esforços que compensam.

Junte a esta uma outra planificação: a dos primeiros dias do regresso de férias. É verdade que não queremos pensar no regresso, muito menos antes de termos ido, mas porque mais vale prevenir, o melhor mesmo é olhar para a agenda referente a esses dias e procurar evitar marcar reuniões ou encontros importantes  logo para o dia em que regressa.

‘Out of office’
É também uma boa ideia informar o superior hierárquico, os colegas e os clientes que vai de férias. Para bom entendedor, meia palavra basta, o que significa que esta informação deverá ser suficiente para se subentender que vai estar muito menos disponível. Se a ideia é manter o smartphone ou o computador desligado durante as férias (ou ligá-lo o menos possível), não se esqueça de criar uma mensagem a informar que vai estar ausente (o chamado out of office reply) para o e-mail e para voice-mail do telemóvel.

Para quem fica
Há informações que é do seu interesse partilhar, sobretudo se isso significa que o stress não o vai acompanhar nas férias. Por isso, não se esqueça de deixar, para quem fica no escritório, as indicações sobre os assuntos com os quais estava a trabalhar e os dados de quem entender ser necessário, que podem evitar que seja interrompido, no meio das suas férias, por causa de um contacto ou de um documento que ninguém consegue encontrar.

Não se esqueça…
Relaxe! Evite pensar no trabalho, no que vai ter que fazer no regresso ou em como vai ter que o fazer. Aproveite para descansar e recarregar baterias. É que férias de verão agora só mesmo para o ano.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário