Multipessoal

Pensar fora da caixa: o Urban Decay Challenge


Pensar fora da caixa: o Urban Decay Challenge

Foi dentro de um elevador que, em 2012, a agência de publicidade e comunicação internacional Saatchi & Saatchi decidiu fazer uma campanha de recrutamento. O princípio era simples: se os candidatos não fossem capazes de passar o primeiro minuto de conversa com um recrutador, ficavam literalmente pelo caminho. Na hora de contratar para uma megastore na Austrália, a Ikea decidiu fazer uma coisa diferente: dentro de cada uma das caixas dos muitos produtos vendidos na loja, para além das instruções de montagem, adicionou também ‘instruções de carreira’, que davam aos consumidores a possibilidade de se candidatarem a um lugar na empresa.

Estes são apenas alguns exemplos de campanhas diferentes. Campanhas que decidiram ‘fugir’ ao processo tradicional de recrutamento, que pode ser - e não raras vezes é - repetitivo. Repetem-se as mensagens, voltam a repetir-se os apelos e os anúncios, tudo isto em troca de currículos, cartas de apresentação e candidaturas. E quando o círculo se completa, eis que de novo recomeça, pronto a repetir todos os passos, uma e outra vez.

Foi com isto em mente que a Branding decidiu lançar uma campanha de recrutamento diferente. E diferente porque, em vez do normal processo de candidatura, decidimos inovar e provocar os eventuais candidatos, lançando um desafio que apela a que também estes façam uso da sua imaginação e... inovem. Para isso, apostámos no uso das redes sociais, que tornam tudo mais fácil e imediato, e trocamos o tradicional CV em papel pela imagem, até porque é a imagem que neste caso fala mais alto. E é ela que vai orientar a escolha dos melhores candidatos.

Estamos à procura de viciados em maquilhagem. Procuramos make-up artists freelancers, jovens com espírito de aventura e com vontade de inovar. É para estas - e estes - que deixamos o desafio Urban Decay Challenge. Precisam apenas de viver na região de Lisboa e do Porto. E para nos mostrarem o que valem, de fazer um vídeo. Sim, leu bem, queremos um vídeo com dois looks: um NAKED e um EDGY, onde mostrem o seu talento e expliquem os produtos escolhidos e quais os seus favoritos. De todos os vídeos submetidos serão selecionados aqueles que vão ganhar a presença num casting, a realizar em Lisboa ou Porto, em datas ainda por definir. Os vencedores terão a oportunidade de trabalhar nas lojas da Sephora da capital e da Invicta.

E porque é que decidimos fazê-lo desta maneira? Porque num mercado tão competitivo como é o mercado laboral, acreditamos que ao pensar fora da caixa somos capazes de chegar mais longe e de conquistar os melhores talentos. E para isso, é preciso mostrar também talento. Aceitam o desafio?

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário