Multipessoal

Antes de uma entrevista, analise-se!


Antes de uma entrevista, analise-se! 

Análise SWOT. Está familiarizado com o conceito? Trata-se de uma ferramenta normalmente usada para fazer uma análise de empresas e negócios. Considera as forças (strengths em inglês), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) e é partir deste diagnóstico que se potenciam as forças, diminuem as fraquezas, se aproveitam as oportunidades e se eliminam as ameaças.
Se esta análise é válida para as empresas também é verdade que pode ser usada pelos profissionais, sobretudo em alturas-chave como, por exemplo antes de uma entrevista de emprego. Trate a sua carreira como um negócio, e você mesmo como um produto, uma marca pessoal Identifique o que deve destacar na sua candidatura e onde pode melhorar. Garanta que está preparado e pronto para responder a perguntas. Assim pode antecipar áreas que considere que poderão ser problemáticas para si na entrevista. Faça a sua reflexão e analise-se. Vejamos como: 

Forças
 Este ponto é essencial. Pense no seu percurso e resuma aquilo em que é bom ou muito bom e que podem ser os seus fatores diferenciadores em relação a outros candidatos que concorram pelo mesmo lugar. Pense quais são os pontos positivos que todas as pessoas dizem que tem. Divida as suas forças em dois fatores: hard e soft skills. No campo das hard skills pense nos pontos fortes da sua formação (formação no estrangeiro? formação em faculdades de renome? formações complementares regulares?) e do seu percurso profissional (experiência? contributo decisivo para a sua empresa?). Nas soft skills, pense na sua relação com as pessoas (capacidade de gerar empatia? ajudar os colegas nas suas tarefas?) e na sua personalidade (capacidade de adaptação? modo solução em vez de modo problema?). Faça a sua análise e na hora da entrevista foque-se nas suas forças, especialmente nas soft skills, mais difíceis de ler num CV.

Fraquezas 
Ninguém é bom a fazer tudo e é natural que todos tenhamos fraquezas, sejam elas de caráter pessoal ou até ao nível de dificuldades técnicas. Guarde para si algumas fraquezas que o podem comprometer como “dificuldade em cumprir horários”. Se lhe perguntarem por uma fraqueza, opte por algumas um pouco mais insípidas como: “ser demasiado perfeccionista, o que pode atrasar o trabalho”. Ou outra característica pessoal que acha que o atrapalha, por exemplo, se se sente tímido ao falar em público. Acima de tudo, mostre que conhece as suas fraquezas e que as quer modificar, ou o que já fez para as melhorar/ultrapassar.

Oportunidades 
As fraquezas atrás descritas são sobretudo oportunidades. Aquilo que não faz tão bem é uma oportunidade de aprendizagem. Um caso típico de oportunidade numa entrevista de emprego é aprender mais sobre a empresa a que se candidata, mesmo que esse conhecimento extravase as suas funções. Tem a oportunidade de aprender a história da empresa e de se mostrar informado na entrevista. Assim o entrevistador percebe que investiu de facto nesta entrevista, e que é uma pessoa dinâmica e proativa disposta a agarrar esta oportunidade. Pode também pesquisar informação sobre a sua função e dar sugestões daquilo em que pode ajudar, tendo em conta o seu percurso.

Ameaças 
Estas são condições negativas, normalmente externas, que não pode controlar. Mas pode tentar minimizar ou relativizar. Por exemplo, ter um candidato a concorrer consigo que tem o mesmo tipo de experiência mas tem um salário mais competitivo, ou quais as características de terceiros com as quais não consegue lidar bem. Observe o mundo exterior e seja introspetivo para entender o que pode ser prejudicial à sua carreira e foque-se nas suas forças e naquilo que pode controlar.

Responda com consciência a todos estes pontos. Conheça-se a si próprio, saiba qual é a sua marca pessoal. Mostre aos outros quem é e seja você mesmo, pois esse é o seu melhor ativo.

E agora que já tem a sua análise SWOT feita, já pode traçar o perfil que deseja para a sua carreira e definir quais os rumos a seguir a partir daí. Lembre-se planear é a base do sucesso!


Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário