Multipessoal

Responsabilidade Social Empresarial: porque é que as empresas devem ser ativas na comunidade?




Responsabilidade Social Empresarial: porque é que as empresas devem ser ativas na comunidade?


Quando falamos em Responsabilidade Social Empresarial (RSE), em que é que pensamos? Provavelmente, solidariedade. Errado? Não. Mas, se entendida de forma global nas empresas, é preciso compreendê-la mais profundamente.

O conceito de Responsabilidade Social Empresarial é cada vez mais presente nas organizações. Em parte, este crescimento deve-se à mudança de atitude de consumidores e colaboradores face ao papel das empresas na comunidade.

A geração Millennial, descrita como orientada para a comunidade, representa já uma fatia significativa de clientes e colaboradores que parecem esperar das organizações compromissos consistentes com as suas próprias crenças. A tendência tem inspirado muitas empresas a reinventar a presença no mercado.

É neste ponto que surge a Responsabilidade Social Empresarial: a adoção de valores e ações que contextualizam o negócio na sociedade. Assim, ao falar deste conceito, falamos de uma atitude e identidade que começa na organização e se prolonga para lá da mesma.

À procura de exemplos desta atitude, falámos com Susana Barreiros, responsável de Recursos Humanos do Grupo Multipessoal. Entre as suas missões, abraçou a Responsabilidade Social Empresarial como forma de agir em prol da comunidade em duas linhas: a primeira, focada nos colaboradores; a segunda, traçando o horizonte fora das portas do grupo.

Entre as atividades focadas nos colaboradores, são assinalados momentos especiais na vida destes, como o aniversário, o nascimento de um filho (que motivou a criação do urso Baby M que é oferecido ao bebé) ou a atribuição de uma bolsa aos filhos de colaboradores que se destaquem nos estudos. Já eventos como a Semana da Saúde e Bem-Estar com workshops sobre gestão de stress, nutrição, terapia do riso, entre outros ou como a Semana da Beleza têm como papel “mimar” as equipas.

Existem ainda formações úteis em contexto laboral, como aulas de inglês, mas também iniciativas de apoio aos colaboradores, como a presença do “Dr. Finanças”, um conselheiro que esclarece dúvidas sobre finanças pessoais.

Quando passamos às iniciativas que visam melhorar a vida da comunidade, a lista agiganta-se. Comecemos pelos cabazes de Natal: com a Junta de Freguesia identificam famílias carenciadas a quem irão oferecer um cabaz adequado às respetivas necessidades. Na empresa, cada departamento “compete” para completar o cabaz mais generoso possível. E, neste ponto, “o envolvimento e vontade de fazer a diferença dos colaboradores é notável”, reconhece Susana.

Noutra ocasião, o grupo desafiou a equipa a reabilitar uma vila. Como? Melhorando espaços públicos e promovendo a empregabilidade da população local oferecendo aconselhamento sobre o desempenho em entrevista e melhorias no CV.
Num misto de apoio aos trabalhadores e intervenção comunitária, a Multipessoal criou um programa de apoio a familiares de colaboradores sem trabalho. A missão é clara: potenciar o regresso ao mercado de trabalho, através de entrevista que materializa dois objetivos:
  1. Indicar aspetos a melhorar em entrevista, potenciando o desempenho;
  2. Aferir competências, identificando eventuais vagas às quais o perfil se adeque;

A colaboração regular com diversas instituições, como a Dress For Success, Make a Wish, AND ou mesmo campanhas de recolha de sangue, faz também parte do plano de Responsabilidade Social Empresarial. O objetivo? Manter a empresa a par da realidade social onde opera com contributos concretos para melhorá-la.

Olhando as inúmeras ações desenvolvidas, há duas conclusões que saltam à vista:
  • Há muitas formas de agir em prol da comunidade, à medida de cada organização;
  • Há uma surpreendente disponibilidade e envolvimento dos colaboradores;

Quando perguntamos a Susana Barreiros que impacto tem o programa de RSE nos colaboradores e que expetativas têm para as iniciativas, a resposta é clara: “A forte adesão é sinal de identificação com os valores implícitos, o que é significativo, uma vez que, para nós, a Responsabilidade Social Empresarial materializa uma forma de estar da empresa, um conjunto de valores e uma ação atenta à realidade portuguesa”. Ou não fosse este um grupo que se orgulha de ser português.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário