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O que é ser um vendedor com atitude?



O que é ser um vendedor com atitude?


São muitos os estudos que referem que 80% do sucesso de um vendedor está na atitude. Um vendedor com atitude é aquele que comunica de forma clara.

Quando o cliente quer comprar, ele gosta de energia, boa disposição e de ser cumprimentado com um sorriso, pois uma boa primeira impressão é meio caminho andado para concretizar a venda. A comunicação não verbal assume, por isso, um papel muito importante logo numa primeira instância.


Igualmente importante para a comunicação com o cliente é ter escuta ativa, de forma a perceber como se consegue acrescentar valor ao produto, dentro das necessidades do cliente. Parte da atitude passa também por conhecer muito bem o produto ou serviço que se está a vender e falar com confiança sobre o mesmo, pois os clientes de hoje são muito informados e é fundamental ter os argumentos certos para acrescentar valor ao que se está a vender.


A atitude constrói-se com base em vários fatores, nomeadamente:


Confiança - Ter autoconfiança é fundamental para o trabalho de vendedor, de forma a conseguir lidar com as várias respostas negativas que vai receber e mesmo assim erguer a cabeça e seguir em frente.

Resiliência - A resiliência é importante para superar obstáculos e não desistir quando as vendas teimam em não aparecer e manter o foco, de forma a que o desempenho não seja afetado.

Organização - O trabalho de vendedor reparte-se por várias atividades e é fundamental que haja disciplina para que os dias de trabalho sejam organizados e para que existam rotinas de análise e organização dos trabalhos pendentes, bem como dos contactos, pedidos ou compromissos. A organização é também importante não só para fazer um acompanhamento aos clientes, como para dar respostas atempadamente.

Empatia - A criação de uma ligação aos clientes pode ser o fator determinante para o sucesso da venda, na medida em que esta ligação é o que vai permitir entender o cliente e adaptar a venda às necessidades e características dos indivíduos.

Argumentação - O vendedor é a pessoa que apresenta soluções para os problemas e/ou necessidades dos clientes, fazendo-se valer da capacidade de argumentação para ir ao encontro das suas expectativas.

Foco - O pensamento de um vendedor deve estar sempre focado naquilo que quer alcançar. Os pensamentos conduzem-nos a certas emoções que, se forem as emoções certas, vão levar-nos aos resultados esperados. São essas emoções que criam aquilo em que acreditamos e que vão moldar e influenciar a atitude perante clientes.

A decisão é do cliente - O vendedor deve colocar-se no lugar do cliente e despertar-lhe o interesse pelo produto/serviço, aceitando que a última palavra é sempre do cliente.

Seguindo estas guidelines, tem todas as condições reunidas para ser um vendedor com atitude e ser a pessoa certa que procuramos para o nosso projeto SWATT – Sales With Attitude Team. Fique a saber mais sobre esta grande oportunidade e junte-se a nós!

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