Multipessoal

Millennials: uma geração a conquistar


Millennials: uma geração a conquistar


Vivemos numa época em constante evolução, com avanços tecnológicos permanentes, onde o mundo empresarial é cada vez mais competitivo. Por esse motivo, as empresas precisam encontrar formas de se reinventarem e destacarem, não só para serem bem sucedidas, como para conquistarem a atenção dos recursos humanos.
As pessoas são a base para o sucesso de qualquer negócio e torna-se fundamental que estejam satisfeitas com as empresas, para que o seu compromisso seja o mais elevado possível. É aqui que surge o grande desafio à gestão de recursos humanos, com as empresas cada vez mais preenchidas por Millennials.
Millennials é a expressão utilizada para identificar os indivíduos que testemunharam a grande explosão tecnológica e que constituem a primeira geração de “nativos digitais”, ou seja, são pessoas muito ligadas a equipamentos eletrónicos e redes sociais.
Este grupo constitui um grande desafio para as empresas, pois são pessoas para as quais a mudança de emprego é algo normal, uma vez que procuram sempre novas oportunidades de crescimento profissional e salarial. Ainda que este tipo de atitude seja vista, pela geração anterior, como desinteresse ou descomprometimento e incerteza em relação ao futuro, é cada vez mais comum acontecer.
Apesar de procurarem por melhores condições salariais, os Millennials dão muita importância ao “vencimento emocional”, onde se incluem os benefícios e regalias que as empresas têm para lhes oferecer, na hora de decidirem apostar num novo projeto profissional. Porém, são pessoas caracterizadas pela ambição, impulsividade, procura pelo retorno imediato e expectativas irreais em contexto laboral, fazendo com o que o maior desafio das empresas seja manter a lealdade ao projeto e à empresa.
Cabe às organizações adaptarem-se a esta nova realidade e seguirem algumas práticas que as podem ajudar a chamar a atenção dos Millennials, como darem-lhes a possibilidade de crescer dentro da empresa, fator que poderá ter mais relevância que o salário. Ou colocá-los em projetos ambiciosos, visto que são motivados pelos desafios. Um ambiente menos rígido e mais descontraído também os envolve mais com a empresa, visto que valorizam trabalhar num ambiente relaxado.
Além disso, os Millennials assumem a liderança como inspiração, pelo que se estiverem sob a gestão direta de um líder com elevados níveis de comprometimento, isso pode influenciar a sua própria lealdade para com o projeto ou empresa. O reconhecimento e feedback desse mesmo líder também são importantes, para que vejam reconhecida a importância da sua função na organização.
É importante ter em mente que estes serão os próximos líderes e decisores do nosso mercado. Perceber o que os move agora, permite-nos saber o que esperar ou o que fazer em prol do futuro e aplica-se tanto a quem queira recrutar os Millennials, como a quem quiser negociar com eles.

Artigo de Marco Arroz (Senior Manager da Msearch)

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário