Multipessoal

Dress For Success: ajudar mulheres a calçar os sapatos do sucesso profissional (e 10 passos para o alcançar)



Dress For Success:
Ajudar mulheres a calçar os sapatos do sucesso profissional (e 10 passos para o alcançar)

São cada vez mais as mulheres que fazem a diferença no mundo do trabalho. No entanto, ainda existem alguns entraves à progressão profissional feminina. Motivada pelo que falta fazer, a Dress For Success (DFS) chegou a Portugal, em 2012, para ajudar mulheres a regressar ou evoluir no mercado de trabalho. Desde então, apoiou centenas de mulheres a caminhar rumo à independência financeira.

Os apoios da DFS organizam-se em três programas:
1. O Centro de carreira, onde é feito um levantamento de competências, para orientar a procura de trabalho;
2. A Boutique, onde a dignificação pela imagem acontece pelo aconselhamento e entrega de vestuário profissional, adequado à mulher e área de trabalho;
3. O Professional Women’s Group, que potencia a evolução e retenção de mulheres já integradas em empresas.
Num percurso de cinco anos que conta com 40 voluntários e um prémio da casa mãe americana, Teresa Durão, Presidente da DFS e membro do Board Internacional da organização, encontrou pessoas com diferentes experiências que necessitam de ajuda para se afirmar profissionalmente.

Desde mulheres financeiramente fragilizadas, com formação académica reduzida, a profissionais há muito inativas ou a quem o mercado puxou o tapete, muitos são os alvos da instituição.

Com as necessidades bem identificadas, entra na equação a rede de parceiros, onde o Grupo Multipessoal se destaca pelas iniciativas regulares.

Como se iniciou esta colaboração? Alexandra Medeiros, responsável de Marketing do Grupo Multipessoal, ouviu falar da iniciativa através de uma colega. Recordava-se de já ter lido algo sobre a instituição e a conversa aguçou-lhe a curiosidade: precisava saber mais sobre a DFS, os objetivos e como poderiam ajudar.

Logo na primeira reunião, pareceu-lhe natural a partilha de know-how e ficaram claros os benefícios que ofereceriam a estas mulheres. Até ao início da parceria foi um ápice.

A colaboração delineada é ambiciosa mas eficaz: recrutadores profissionais dão formação ao nível comportamental para entrevista. Todas as mulheres são depois chamadas para processos de recrutamento de acordo com o perfil e experiência. Durante esta entrevista, já no “mundo real”, são corrigidos aspetos como postura, respostas e atitude para que possam melhorar o desempenho, aumentando as possibilidades de serem contratadas.

Teresa Durão explica: “o feeedback de quem está no terreno é fundamental para melhorarmos o apoio que prestamos e, por sua vez, capacitar melhor as nossas mulheres”.
Esta foi a porta de entrada para uma colaboração que ainda hoje se mantém, através de ações como a recolha de roupa para doar à Boutique da Dress For Success.

Alexandra Medeiros elogia a forte adesão dos colaboradores: “recolhemos centenas de peças que irão fazer a diferença na vida de outra mulher.” Questionada sobre o que motiva a colaboração do grupo com a DFS, a resposta é pronta: “Queremos disponibilizar os nossos conhecimentos a grupos desfavorecidos, através de projetos que acompanham as pessoas até estarem estáveis e independentes.”

Por seu lado, Teresa Durão vê na parceria mais-valias claras e desafia: “mais empresas deviam fazer o mesmo!”

A pensar nas mulheres em situação profissional desprotegida ou com dificuldade em progredir, a DFS e o Grupo Multipessoal recomendam:
1. Esteja  atenta e mantenha-se ocupada: aposte em atividades pessoais, de lazer e de formação, como aprender uma língua ou competências informáticas;
2. Evite o isolamento: fale com amigos e conhecidos, expondo o que sabe fazer;
3. Invista em si, pessoal e profissionalmente: cuide da saúde, estudar, descubra o que gosta de fazer;
4. Peça ajuda: não sabe criar um perfil no Linkedin? Descubra um amigo que saiba e pergunte se a pode ajudar;
5. Esteja nas redes sociais… da forma certa: antes de publicar uma fotografia, pense se é a imagem que quer que os seus colegas de trabalho tenham de si;
6. Reinvente-se: perceba como as suas capacidades podem ser úteis a empresas que conheça ou onde trabalham amigos que a recomendem. Identifique competências que lhe faltam e procure formas de as aprender;
7. Seja positiva: não se centre nas dificuldades mas em ultrapassá-las. Difícil? Sem dúvida, mas a forma como se supera pessoalmente pode ser valiosa no trabalho.
8. Cuide da imagem: se está desempregada, é natural que não tenha orçamento para roupa nova ou cuidados de beleza dispendiosos. Mas há detalhes que custam pouco (ou nada) e fazem a diferença na entrevista. Escolha roupas que lhe assentem bem, engome-as, maquilhe-se de forma simples, cuide das mãos…
9. Não tenha vergonha de estar numa situação difícil: que tal pedir ajuda à Dress For Success para agir profissionalmente frente aos seus futuros chefes, são boas ajudas para conquistar o lugar que merece.
Lembre-se que o primeiro passo é seu: nenhum dos pontos anteriores funcionará se não der o primeiro passo. Tem procurado oportunidades de trabalho?
Inscreva o seu CV e procure regularmente! Acima de tudo, invista e acredite em si.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário