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Liderança: 12 medidas para gerir melhor a sua equipa em 2017



Liderança: 12 medidas para gerir melhor a sua equipa em 2017

Na sua lista de funções, inclui-se a coordenação de uma equipa? A bem da empresa, da sua equipa e de si, em 2017 adote estas resoluções para uma liderança mais eficaz:
1.   Quão bem conhece a sua equipa? Reserve tempo para reunir com cada um periodicamente. Deixe claro o que espera de cada colaborador e oiça as suas expetativas e preocupações. Mostre como o pode ajudar a resolvê-las e que papel o colega representa na evolução da empresa;

2.   Paralelamente, reúna também com toda a equipa ao mesmo tempo. Assim, facilita que todos tenham uma visão global dos projetos e propicia a troca de ideias, a criação de sinergias e o trabalho em equipa;

3.   Aproveite o início do ano para estabelecer metas em termos de negócio. Defina objetivos ambiciosos mas realistas para que haja prazer no cumprimento dos mesmos, e não frustração. Garanta que todos os colaboradores conhecem as metas e o seu papel para as conquistar;
4.   Deixe todos os colaboradores à vontade para que falem consigo a qualquer altura e sobre (quase) qualquer tema;
5.   Envolva a equipa nas decisões. Pedir opinião sobre alguns temas mostra que confia nos colaboradores e que valoriza a sua opinião, além de potenciar o seu envolvimento e responsabilização;
6.   Delegue. Divida as tarefas necessárias, aliviando a sua carga e responsabilizando a equipa;
7.   Tome atenção aos colaboradores mais atarefados. Veja se outro membro da equipa pode ajudar em determinado período, garantindo o cumprimento atempado dos projetos, sem sobrecarregar ninguém;
8.  Lembra-se do ponto 3? Vá medindo se as metas estão a ser cumpridas e o que será necessário para que sejam bem sucedidas;
9.  Se um ambiente mais informal combinar com o seu estilo de liderança e com a cultura da sua empresa, promova encontros informais e momentos de descontração entre a equipa. Um simples almoço pode ajudar a reforçar laços e conhecer melhor cada um;
10.  Que tal instituir uma política de prémios de produtividade? Podem ser em dinheiro mas também podem ser simbólicos, como cheques-prenda ou uma tarde livre. O importante é celebrar vitórias e reconhecer um desempenho acima da média;
11.  Trabalhe junto da equipa de vez em quando. Mostre interesse em conhecer o trabalho de cada um, as suas competências e as principais dificuldades. Esta é uma forma de recolher informação sobre necessidades de formação, de adaptação ao mercado ou de recursos que poderão estar a limitar o crescimento da empresa;
12.  Não se esqueça que, apesar de querer motivar a equipa, cabe-lhe a si guiar os colaboradores, apontar o que pode ser melhorado e ter um papel ativo nessa melhoria contínua e na correção de falhas.


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