Multipessoal

Horóscopo Laboral | Previsões 2017


Horóscopo Laboral | Previsões 2017


“Não negue à partida uma ciência que desconhece.” E estudar as tendências do mercado de trabalho é, sem dúvida, uma ciência que os consultores da Multipessoal conhecem bem. Tendo por base essa experiência profissional, identificámos algumas das principais tendências para o trabalho no mercado português, juntámos algum bom humor (os fãs de astrologia que nos perdoem!) que consolidámos em jeito de horóscopo laboral de 2017 bem humorado.

Carneiro – Se nasceu entre 21 de março e 20 de abril, já deverá ter lido em qualquer coluna astrológica que é uma pessoa frontal, direta e objetiva. Uma das áreas em que características como o pragmatismo e objetividade são rainhas, são as Tecnologias de Informação. Se trabalha neste setor, espere um ano em que a importância do Big Data para as empresas se vai sentir ainda mais. A capacidade destas analisarem e processarem Data será um fator diferenciador para, não só saberem como o mercado as perceciona, mas como agir/ reagir a essa mesma informação.

Touro – Os Touros são associados à firmeza e determinação. Estas são características úteis a quem prefere trabalhar de forma independente e, com um clima económico mais favorável, é provável que muitos profissionais ponderem lançar os seus próprios projetos. Se esse for o caminho escolhido, os nativos de Touro terão a vida facilitada pelas características pessoais.

Gémeos – Os Gémeos são (diz-se!) versáteis, inteligentes e aborrecem-se facilmente, traços de personalidade que vão ser muito úteis em áreas como a fiscalidade onde se prevê crescimento e consolidação, o que trará certamente novas oportunidades e desafios que estimularão a mudança e originalidade deste nativo.

Caranguejo – Os nativos deste signo nascem em pleno verão, o que nos lembra do setor do Turismo. As unidades hoteleiras, em geral, preveem boa evolução nas taxas de reserva, tendo em conta que Portugal está no mapa como um dos melhores destinos. Como tal, toda a sua dinâmica de recrutamento se intensifica obrigatoriamente, com vista a recrutar os melhores profissionais.

Leão – Nasceu entre 24 de julho e 23 de agosto? É provável que já lhe tenham dito que nasceu para grandes desafios. E um dos grandes desafios do ano é... inovar. A inovação é um imperativo para as empresas, um fator diferenciador que a tornará competitiva.

Virgem – Quem nasceu entre 24 de agosto e 23 de setembro desenvolve formas de garantir maior rentabilidade, tende a ser metódico e perfecionista, características úteis quando se trata de implementar Centros de Serviços Partilhados, aposta que cada vez mais empresas de todo o mundo fazem em Portugal. As terras lusas estão na mira de quem pretende criar uma ligação global e permanente a todos os centros de negócio, nos mais diversos setores como o financeiro, recursos humanos, logística e tecnologias de informação. São vários os fatores que fazem de Portugal o país de eleição para essas empresas: Profissionais altamente qualificados, com excelentes competências linguísticas e condições salariais competitivas; localização estratégica, sendo Portugal um ponto de “entrada e saída” privilegiado da Europa para todo o mundo; clima favorável e boas condições em termos de infraestruturas e logísticas para as empresas que decidem instalar o seu CSP em Portugal.

Balança – Por natureza, diz-se que são sociáveis e conversadores, o que nos recorda o comércio. No Retalho, o comércio de rua manter-se-á como um segmento em crescimento, quer em Lisboa, quer no Porto, com a consolidação da atratividade das duas cidades na captação de consumidores e lojistas, e continuando a contar com o forte impulso do Turismo. Uma das tendências que continuará a evidenciar-se neste segmento é o surgimento de novas zonas comerciais enquadradas nas cidades. Os Balanças, com o seu gosto pelo belo e com o à-vontade nas relações humanas encontrarão certamente bons desafios profissionais no Retalho.

Escorpião - Quem nasceu entre 24 de outubro e 22 de novembro vê-lhe frequentemente atribuídas características como capacidade de influência e persistência, valiosas para quem  trabalha em áreas que exijam competências de negociação, como o imobiliário. Para este setor, prevê-se um bom ano: Portugal está na moda, o que tem impulsionado o mercado imobiliário, quer ao nível da venda a estrangeiros, quer ao nível do arrendamento turístico. Se está neste setor, aproveite, pode ser um ano muito produtivo.

Sagitário – Dizem os entendidos em astrologia que os nativos deste signo são aventureiros, otimistas e gostam de liberdade. Com um mercado de trabalho com crescente intenção de contratar, surgirão mais oportunidades para trocar de emprego, de setor ou, quem sabe,  mudar de vida. Monotonia não parece estar, definitivamente, entre as tendências laborais para 2017.

Capricórnio - Se faz anos entre Natal e o início do ano, já lhe terão sido associadas características como o gosto pelas tradições e raízes, a paciência ou a capacidade de trabalho. Se é o caso, talvez a Agricultura, atividade que está numa fase de rejuvenescimento, está em crescimento e não só em Portugal, havendo procura por profissionais portugueses também além fronteiras.

Aquário Aos Aquários estão associadas todas as profissões relacionadas com o progresso. No âmbito do Portugal 2020, que reúne a atuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP), verifica-se, cada vez mais, um reforço de equipas especializadas em estudos e projetos de incentivos e investimentos, especialmente em empresas de Consultoria. Os visionários nativos deste signo podem, assim, encontrar formas interessantes de promover e modernizar os seus projetos por estas vias.

Peixes – Os Peixes são marcados pela sensibilidade, característica fundamental em 2017 na área dos Recursos Humanos. Uma das tendências para 2017 é o investimento nos Recursos Humanos, especialmente, no que diz respeito à vertente de Desenvolvimento (avaliação de competências, avaliação de desempenho, formação, definições de planos de carreira, recrutamento), quer em cargos de topo, onde o profissional de Recursos Humanos assume uma posição crítica na identificação, contratação e retenção de talento.


Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário