Multipessoal

Carta aberta a um jovem profissional de Engenharia Informática



Carta aberta a um jovem profissional de Engenharia Informática

Caro finalista de Engenharia Informática, Começo por te dar os parabéns. A curiosidade, vocação ou sentido de oportunidade em escolher esta área e a resiliência para concluir uma formação tão exigente merece destaque. Não é inédito, mas não deixa de ser o primeiro passo rumo a uma carreira promissora e isso fará a diferença. Tu sabes, até porque já to disseram na faculdade. Hoje, gostava de te falar de alguns detalhes importantes sobre a tua entrada no mercado de trabalho. Deves estar a perguntar-te quem sou e porque te falo disto: sou a Patrícia Antunes e especializei-me em recrutar os melhores talentos de Engenharia Informática, Ciências da Computação, Telecomunicações, Matemática, Data Science e tecnologias no geral. Tenho entrevistado, contratado e acompanhado excelentes profissionais através dos quais identifiquei cinco características que os distinguiram logo desde o início de carreira. Se quiseres saber quais são e como te podem ajudar a chegar mais depressa aos teus objetivos profissionais, continua a ler. Até breve, Patrícia
PS - Se quiseres discutir estas ideias ou saber se tenho em mãos a oportunidade que procuras na tua carreira em IT, Telecomunicações ou Engenharia Informática, encontras-me no Linkedin!

5 atitudes e competências que te vão distinguir no mercado de trabalho e acelerar a tua carreira


Comunicação: A capacidade de comunicar, de expor ideias, de defender opiniões distintas é essencial no mercado de trabalho. Há muitas formas de praticares estas competências. Se tiveres dúvidas, posso dar-te sugestões.


Proatividade: Uma das características mais apreciadas num profissional é a capacidade de ler o contexto à sua volta e apresentar soluções para determinada necessidade.


Capacidade de adaptação: Nada de novo mas integrar a mudança na tua missão é fundamental. O ritmo em que as empresas, os consumidores e a própria ciência e tecnologia mudam é tal que quem não se conseguir gerir num contexto mutante, adotando novos métodos e desafios, terá maior dificuldade em evoluir.


Aprendizagem constante: Para responderes à necessidade de adaptação, é essencial renovares competências. E não falo apenas de formação tradicional (que é sempre uma mais-valia): aprender por ti, em comunidades online ou com colegas são boas opções desde que te valorizem.

Abertura a percursos profissionais alternativos: É provável que já saibas a área em que queres trabalhar, tenhas um percurso profissional desenhado e expectativas salariais. É bom teres já objetivos claros mas reserva algum espaço ao imprevisto: se a oportunidade que procuras ainda não chegou, podes esperar... mas também podes abraçar um desafio diferente do que planeaste. Um pequeno desvio no percurso pode acabar por te enriquecer com mais competências, valorizando o teu pacote de conhecimentos e experiências, o que, no futuro, se traduzirá em melhores oportunidades.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário