Multipessoal

Resoluções de Ano Novo: Às 12 badaladas, sabe que desejos pedir para a sua carreira?


Resoluções de Ano Novo: às 12 badaladas, sabe que desejos pedir para a sua carreira?

Fim de ano à porta significa para muitos hora de fazer um balanço de carreira e decidir os próximos passos profissionais. Se acha que a sua carreira precisa de uma mudança ou ganhar uma nova força, faça de 2017 o ano certo para o conseguir. Como? Tal como faz resoluções para a vida pessoal, adote estas 12 resoluções, para implementar mês a mês. Mas… siga-as mesmo!

Janeiro – Aproveite o primeiro mês do ano para rever os seus objetivos de carreira. Onde quer estar em janeiro de 2018? Trace os seus objetivos e persiga-os. Identifique  o que precisa: mais formação? Destacar o seu contributo perante a chefia de equipa? Centre-se no que pretende alcançar para contribuir para a sua realização profissional.

Fevereiro – Aproveite um mês frio para ficar em casa a melhorar as suas redes sociais, cada vez mais tidas em conta na hora de selecionar um candidato. O primeiro  elemento a ter em conta: a diferença entre redes pessoais e profissionais. O Linkedin é uma rede dedicada à carreira, o Facebook ou Instagram são redes mais lúdicas. Mas não se esqueça: há fotografias e opiniões demasiado pessoais que não devem estar na internet pois, uma vez publicadas, ficam para sempre online, potencialmente acessíveis a recrutadores e futuras chefias.

Março – Agora que já sabe para onde vai orientar a sua carreira e já tratou da imagem online, que tal atualizar o CV, para ficar pronto para oportunidades que possam surgir? Não se esqueça de incluir projetos relevantes em que colaborou, formação e novas conquistas profissionais. E claro, rever sempre se os contactos estão atualizados para não desperdiçar oportunidades!

Abril – Como estão as suas soft skills? Peça ajuda a um profissional e faça uma análise. Um programa de Career Management, por exemplo, pode ajudá-lo a detetar áreas a melhorar, como a liderança, comunicação ou gestão de pessoas - sim, são aspetos que pode treinar. Mas atenção, se vai recorrer a este tipo de ajuda, não cometa estes três erros.

Maio Não se esqueça da importância do networking para uma carreira de sucesso. Volte ao contacto com colegas de universidade, parceiros e antigos colegas de trabalho. Assista a eventos da sua área e mantenha uma boa rede de contactos ativos.

Junho – Metade do ano já passou?! Como está a sua carreira face aos objetivos estabelecidos em janeiro? Revisite-os e veja se estão a ser cumpridos. Não está tão avançado como pretendia? Houve alterações no rumo que pretende seguir? Se necessário, reajuste o plano, redefina metas mais pequenas, mas que possa cumprir. O que interessa é dar passos certeiros.

Julho – Os meses de férias fazem-nos, frequentemente, pensar na forma como gerimos o tempo pessoal. Estabeleça o tempo a atribuir a cada tipo de tarefa e área da sua vida, distinga o que é prioritário do acessório e, claro, pare de procrastinar.

Agosto – Hora de ir a banhos? Aproveite para ler aquele livro ou aqueles artigos que anda a adiar há meses. Todas as áreas possuem bibliografia obrigatória e estar atualizado é essencial. Não há um livro que considere essencial para si? Porque não começar a escrevê-lo?

Setembro – Setembro: hora de regressar ao trabalho... mas também às aulas. Aproveite para se atualizar sobre a oferta de mestrados, MBA´s, doutoramentos, Pós-Graduações ou pequenas formações que lhe possam dar prazer e ser úteis na carreira. Escolha não falta. Para todos os horários e carteiras.

Outubro – Da reflexão de julho concluiu que dedica demasiado tempo ao trabalho? Decidiu investir mais em si? Encontre um hobby que o preencha. Uma atividade que faça exclusivamente por prazer ajudá-lo-á a descansar do trabalho e regressar a ele de cabeça fresca, pronta para produzir com mais eficácia e entusiasmo.

Novembro – 11 meses de trabalho árduo em direção ao seu objetivo de carreira. Que impacto terá tido o seu plano nos colegas, chefias e pares? Aproveite encontros informais para pedir feedback sobre o seu trabalho, como veem a sua evolução, que expectativas têm para o seu contributo e como pode contribuir para a empresa e equipa.

Dezembro – Todas as horas são boas para avaliar, medir resultados e afinar estratégias. Mas esta é a época por excelência em que revimos o rumo de carreira. Pegue nos objetivos de 2017, veja o que cumpriu, o que ficou por concretizar e ainda conquistas que possa não ter previsto mas tenha acabado por conseguir. Dê nota ao seu ano profissional e… comece a planear o próximo!

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário