Multipessoal

Quer um CV vencedor? Descubra a sua “cereja no topo do bolo profissional”




Quer um CV vencedor? Descubra a sua “cereja no topo do bolo profissional”
Recentemente abordámos a dificuldade em selecionar os conselhos sobre CV’s que valem realmente a pena. A internet desdobra-se em tantas estratégias que acaba por ser mais confuso do que útil a quem pretende melhorar o currículo.

Nesse artigo, explicámos os vários tipos de conselho e como aplicá-los em função dos objetivos.

No entanto, para lá de todas as estratégias para criar um CV ou carta de apresentação vencedor, há um fator crítico para qualquer procura de emprego. Na Forbes chamaram-lhe “princípio da consistência da excelência”.

Complicado? Só o conceito. Na verdade, a ideia é simples: trata-se de encontrar a sua “cereja no topo do bolo profissional”, aquilo que distingue a sua carreira. Este será um dos seus maiores argumentos, aquilo pelo qual qualquer ex-colega o recorda e que, se fosse um produto, um publicitário destacaria.

Encontrar a sua “cereja no topo do bolo profissional” pode não ser imediato mas será das formas mais eficazes para que a sua candidatura não seja ignorada, sendo claro a quem lê o CV ou carta de apresentação o valor que trará à empresa.

Aqui, a questão impõe-se”: como se encontra a “cereja no topo do bolo profissional”? Segundo a especialista da Forbes, estes são os passos:

  1. Até hoje, quais foram os meus maiores contributos, como fiz a diferença de forma global na empresa e nos projetos em que colaborei?
  2. Que caminho segui, com que objetivos e resultados? Qual é o impacto do meu contributo no estado atual?
  3. Adicionalmente, questione ex-colegas e chefias sobre que contributos seus destacam. Se não for viável contactá-los, pode usar feedback recebido ao longo dos anos em avaliações formais, emails, promoções ou prémios de produtividade.

Reunidas as “cerejas”, ou “provas de excelência consistente”, resuma-as e apresente-as de forma clara e apelativa, o que construirá o percurso de um profissional que sempre deu provas de competência, em qualquer circunstância.


Mais do que aplicar esta estratégia ao CV ou carta de apresentação, este raciocínio pode bem aplicar-se a todos os elementos da vida profissional. Que tal aplicá-lo também no Linkedin?

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário