Multipessoal

Quer melhorar o CV? Esqueça tudo o que leu e centre-se nisto:


Quer melhorar o CV? Esqueça tudo o que leu e centre-se nisto:


Na web, não faltam dicas para criar CV’s de sucesso. Tantas, que é fácil sentirmo-nos perdidos com tantas regras: como acomodá-las num currículo de duas páginas? São todas obrigatórias?

Provavelmente, não. Primeiro, nem tudo se adequa a todas as áreas. Segundo, seguir muitos truques tornaria o CV confuso. A prioridade é compreender como contribuem para o seu currículo. Para facilitar a tarefa, organizámo-los por categorias:

  • Conselhos funcionais
Remetem para a forma e construção do currículo. Entre os mais comuns, encontramos a revisão de gralhas ou a descrição clara das funções e empresas anteriores.

  • Conselhos sobre estratégia de candidatura e procura ativa de trabalho
Aqui, falamos da seleção das vagas ou como manter contacto com o empregador. Exemplos? Não enviar uma candidatura genérica a várias empresas em BCC (ou, pior, em CC!) ou candidatar-se a todas as ofertas. Estas dicas orientam a pesquisa por objetivos profissionais.

  • Conselhos sobre branding pessoal
Centrados na construção da marca pessoal e como quer ser reconhecido, são exemplos o networking ou como provar competências numa área.

Compreendida a natureza dos conselhos, como interpretá-los e como aplicá-los ao CV? Aqui fica um guia prático:

...Quanto aos conselhos funcionais:
  • Adeque o formato e tom do currículo (formal/ informal, criativo/ convencional…) à empresa. Mostrará que se adapta ao perfil procurado.
  • Independentemente do que ler, aposte no que melhor transmite as suas mais-valias profissionais.

...Quanto à estratégia de candidatura e procura ativa de trabalho
  • Defina o(s) setor(es) e funções a que se pretende candidatar.
  • Mostre como a sua experiência e competências ajudariam essa empresa.
  • Esta procura mais profunda exige tempo, mas é preferível apostar em menos candidaturas bem orientadas do que candidatar-se a Engenheiro Astrofísico se a sua área é Logística. Claro que isto não significa que não possa mudar! Se procura uma nova função ou setor, siga estes quatro passos para facilitar a transição.

Quanto ao branding pessoal...
  • Identifique as características mais procuradas na área. Desenvolva-as e torne-as visíveis. Ouvirá muito sobre como fazê-lo em grupos do setor, redes sociais ou voluntariado. O  essencial é apresentá-lo em redes de influência relevantes.
  • Entre as dicas sobre CV’s, irá ler muito sobre hobbies ou voluntariado. O mais importante é selecionar características que mostrem competências ou traços de personalidade relevantes na função e o distingam. Por exemplo: uma vaga exige concentração acima da média? Viajar não tem nada de errado, mas jogar xadrez será um hobbie que mostra poder de foco.

Com tanta informação e alterações no mercado de trabalho, é essencial ter sentido crítico e selecionar os truques mais relevantes no seu caso. Use-os em prol da clareza e valorização face à vaga desejada. Muito empenho e algumas candidaturas bem orientadas depois, os resultados aparecerão.


Mãos à obra?

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário