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Estée Lauder: «Apostamos mais na atitude do que na experiência»


A HR Manager Estée Lauder Companies Portugal mostra-nos com que pincéis se definem os contornos do rosto da companhia: os RH.

Queria ser jornalista mas os RH na área da cosmética conquistaram-na.
A energia e força que pratica no seu desporto favorito - o boxe - são, provavelmente, uma inspiração para vencer qualquer desafio no Grupo Estée Lauder Companies Portugal, apresentar soluções ou defender um argumento – mesmo quando é a única na sala a defendê-lo! Manter motivada uma equipa com mais de 150 profissionais é um dos maiores desafios atuais.
Esta semana, falámos com Mónica Pinheiro, líder dos recursos humanos da Estée Lauder em Portugal para conhecerem a visão e o que procuram nos colaboradores.

Spoiler alert: Em cada pessoa que contrata, Mónica procura paixão pelo que faz, visão positiva, ousadia e, acima de tudo, atitude.



Como nasceu a Socosmet e de que forma passou a integrar o Grupo Estée Lauder Companies?
A Estée Lauder Companies nasceu e tornou-se numa das empresas líderes mundiais de cosmética seletiva pelo estilo e classe únicos da fundadora, aliados à sua tenacidade, trabalho árduo e sagacidade que é um traço específico do nosso ADN: High Touch.

A ligação direta aos consumidores, a capacidade de relacionar-se com eles de forma personalizado, fazendo-os sentir recompensados e felizes pela experiência de estarem em contacto com as nossas marcas, é crítica e ainda hoje comanda o nosso modus operandi. A história, a herança, a cultura, os valores familiares, os compromissos para com colaboradores, clientes, consumidores e com todas as comunidades que "tocamos", bem como o crescimento financeiro sustentável com um portfólio de marcas fortes, são pilares da Companhia.

Em Portugal, a Companhia é representada desde 1981, primeiro por um distribuidor que introduziu conceitos inovadores na gestão das marcas no mercado local, conseguindo posicioná-las com liderança destacada. Eventualmente, a empresa local acompanhou a tendência da Companhia e foi integrar o Grupo Estée Lauder Companies.

Que marcas representam em Portugal?
Estée Lauder
Clinique
Aramis
MAC Cosmetics
Bobbi Brown
La Mer
Jo Malone London
Donna Karan
Tom Ford Beauty
Tommy Hilfiger
Michael Kors
Zegna
AERIN Beauty
Bumble & bumble
Glamglow

Quantos colaboradores têm atualmente?
São 91 colaboradores diretos e acrescem 63 através de prestação de serviços. Somos parte de um cluster ibérico que, localmente, gere o negócio por uma Country Manager, a quem reportam os departamentos de Marketing, Formação, Vendas, Trade & Promotional, Finance, Human Resources e Social Media.


De que forma estão divididos pelas diferentes regiões do país?
26% da nossa população está no Grande Porto. A restante está centrada na Grande Lisboa e temos ainda cinco pessoas fixas no Algarve.

Como é que funciona a política de recursos humanos da Socosmet?
Há uma estratégia global que está alinhada com a estratégia global de negócio quer a dez anos, como a três anos. As políticas globais são adaptadas de modo regional conforme a maturidade e necessidades de mercado. Por fim, são transpostas para cada mercado/ país de forma adequada com a realidade e prioridades estratégicas e operacionais do negócio/ marcas.
Neste sentido, os RH são um parceiro de negócio. Quer no modo como a função se tem posicionado nesse sentido, quer pela forma como as políticas de HR se alinham com a estratégia de longo e médio prazo da Companhia, quer pela informação que hoje conseguimos aportar em termos analíticos para decisões de negócio mais bem preparadas. Em Portugal, numa estrutura pequena, a intervenção e o input que os RH aportam aos vários departamentos permite um forte envolvimento no negócio.

Como mantêm as vossas equipas motivadas?
Gerir RH em Portugal, sobretudo no contexto económico e financeiro que vivemos nos últimos anos, tem um cariz basilar: motivar. Estar próximo das equipas e apoiá-las sobretudo quando a pressão "aperta". Ser um ponto de equilíbrio entre recursos que necessitam de ser cada vez mais flexíveis e velozes a acompanhar as mudanças de hábitos nos clientes e consumidores, a sua respetiva gestão de expectativas e as exigências das Marcas num novo ambiente. O maior desafio é acompanhar os diversos e desafiantes projetos estratégicos de RH da Companhia, ajustá-los ao nosso enquadramento e gerir toda parte operacional da função. Estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Tendo em conta que são uma cadeia de produtos ligados à beleza e estética, que características distintivas procuram num colaborador?
Pro-atividade e flexibilidade. Capacidade de sair da zona de conforto. Rapidez de resposta. Compromisso com os valores da Companhia e das Marcas. Espírit de equipa. Paixão pelo que se faz. Bom humor e visão positiva. Apostamos mais nos pontos fortes que podem fazer a diferença na função a desempenhar. Apostamos mais na atitude do que na experiência.

O outro lado de... Mónica Pinheiro

O momento mais decisivo da minha carreira foi...
Ter confiado que a função de Recursos Humanos podia fazer fit com a minha experiência e personalidade e arriscar assumi-la sem ter o background necessário. E não desistir.




Conselhos: características fundamentais para quem quer ser bem sucedido na minha área:
- Capacidade de escuta ativa.

- Ser assertivo na resolução de conflitos.

- Defender os nossos pontos de vista mesmo que sejamos os únicos na sala a favor deles e sustentar a argumentação que os torna credíveis e viáveis.  


O melhor conselho que recebi na minha carreira foi...
Dar aos clientes (externos e internos) soluções quando lhes apresentarmos os problemas. E manter sempre, mas sempre, a atenção ao detalhe.


“Quando for grande quero ser…” - Qual era a profissão de sonho em criança?
Jornalista. Da National Geographic.


Hobbies:
Ler, ginásio e, definitivamente, boxe.


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