Multipessoal

Emprego: sabe quais são as funções mais procuradas?



Emprego: sabe quais são as funções mais procuradas?


O mercado de trabalho está em retoma. Quando somos chamados a responder à questão: “quais as funções mais procuradas hoje pelas empresas portuguesas?” a resposta certa é: “todas!”.

Deixo para os especialistas económicos, a análise detalhada da melhoria do mercado de trabalho mas o facto é que a taxa de desemprego tem vindo a diminuir, de uma forma significativa e num relativo curto espaço de tempo (ver quadro).

Alguns apontam a sazonalidade do turismo como explicação mas este fenómeno, na minha opinião, é transversal à grande maioria dos setores. Até a atividade da construção civil está a ter alguma retoma, como consequência da revitalização do setor imobiliário.


Diariamente, e com uma elevada dispersão geográfica, somos confrontados com uma crescente procura de pedidos de recrutamento dos mais diversos perfis. Não podemos apontar uma área em concreto mas sim uma elevada dificuldade em encontrar profissionais imediatamente disponíveis, algo que até há pouco tempo deixou de ser um obstáculo.
  
Ao escrito atrás, junta-se o facto do nosso turismo, nas duas maiores cidades, Lisboa e Porto não ter um caráter tão sazonal, como acontece, por exemplo, no Algarve. O que está a acontecer, de facto, é que o setor do turismo está a crescer de forma estruturada, reforçando o seu papel de influenciador do mercado de trabalho.

O mercado de trabalho está favorável para quem procura uma oportunidade de trabalho ou mesmo mobilidade. Acredito que até ao final do ano, vamos assistir a um elevado crescimento de forma generalizada da procura de profissionais e consequente descida da taxa de desemprego. Penso que são boas notícias para todos! 

João Silva 
Diretor Geral de Service/ Sourcing


Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

1 comentário:

  1. Gostaria de saber como fazer para poder ter o osso trabalho e empregada de refeitório

    ResponderEliminar