Multipessoal

Como se preparar e o que responder a perguntas frequentes numa entrevista


Como se preparar e o que responder
a perguntas frequentes numa entrevista

Uma entrevista de emprego é um momento essencial na hora do recrutador escolher um profissional para integrar na sua empresa ou numa empresa sua cliente, no caso das agências de recrutamento. Dos dois lados existe algum nervosismo. O recrutador procura o candidato ideal para a vaga que pretende preencher e o candidato procura uma oportunidade de evoluir profissionalmente. No entanto, o poder maior está, habitualmente, do lado do recrutador, que “joga em casa”, ocupando um espaço físico que é o seu e que tem o ónus de fazer as questões e controlar os tempos da conversa. Cabe ao candidato mostrar, através das suas respostas, que é a escolha certa.

Antes da entrevista e de começar a responder, tenha atenção a estes aspetos
:
  • Chegue um pouco antes da hora da entrevista. Se chegar muito cedo, passará a noção de ansiedade; se chegar tarde, parecerá irresponsável;
  • Vista-se de acordo com a empresa onde poderá ser integrado. Se está a concorrer para uma vaga numa empresa com um perfil formal, vista-se de acordo com essa formalidade. Se a empresa é mais descontraída, alinhe-se nesse registo, mas sem exageros. Por exemplo, nunca use calções ou chinelos;
  • Tenha atenção à época do ano na altura de se vestir. Não use um fato de inverno no verão, pois vai suar, o que o fará sentir-se desconfortável e passará uma má imagem;
  • Informe-se sempre sobre a empresa. Consulte o site e se possível algumas notícias. Deve saber o que a empresa faz e quais os seus projetos atuais.
Questões mais comuns numa entrevista e como deve orientar a sua resposta:
 Porque o devemos contratar?
Seja confiante mas não convencido. Responda que, com a ajuda dos colegas e das chefias, pode ser a solução ideal para a vaga.
O que sabe sobre nós?
Mostre que fez a sua pesquisa. Conte um pouco da história da empresa (uma ou duas frases) e fale dos projetos atuais da empresa.
Por que é que quer deixar o seu atual emprego?
Diga que procura um novo desafio e que a empresa em causa tem o perfil que procura. Nunca teça críticas do anterior empregador nem revele informação confidencial. Diga antes que nesta fase da carreira quer evoluir noutra direção e tente destacar o que aprendeu no emprego anterior.
Também está a candidatar-se a outras empresas?
Deve dizer que tem interesse na empresa à qual se está a candidatar mas que está atento a outras oportunidades que possam surgir. Mostre-se humilde mas sem fazer transparecer que aquela vaga é a única a que concorre. Deve mostrar-se como um profissional que é atrativo para o mercado, no entanto, que sabe qual o seu rumo profissional e que apenas se candidata de forma seletiva.
Prefere trabalhar em equipa ou ser independente?
Em quase todos os mercados, o trabalho de equipa é determinante. Diga a verdade mas mostre sempre abertura para trabalhar e aprender com os colegas da nova empresa.

 


Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

1 comentário:

  1. Gostaria tanto e um emprego como empregada de refeitório pois tanho espriencia neste ramo

    ResponderEliminar