Multipessoal

Adeus férias, olá trabalho


Adeus férias, olá trabalho:
Guia essencial da produtividade

Bronze atualizado, malas de viagem arrumadas, últimos grãos de areia exterminados dos bancos do carro… Prontos para regressar ao trabalho?
Se o reality check nas primeiras horas deixa adivinhar dias intermináveis devido às tarefas pendentes, e-mails por responder e todos os assuntos urgentes que exigem solução, acredite: é possível organizar-se de modo a dar resposta eficiente sem ficar a precisar de férias novamente ao fim de uns dias. Este artigo da Forbes oferece um guia interessante para melhorar a produtividade, manter a concentração e conseguir cumprir mais tarefas, mesmo quando ainda se está readaptar ao ritmo de trabalho habitual. Aqui ficam em resumo:


  1. Dê prioridade a prioritizar. Garanta que, perante o stress e os constantes pedidos, não salta a fase de organizar e definir prioridades. Esse é o passo mais importante, sem o qual vai continuar a ter a sensação de ter uma To Do list interminável e invencível. Acredite, é possível vencer todas essas tarefas urgentes!
  2. Crie rotinas. Adote métodos fixos para as diferentes atividades, de modo a torná-las previsíveis e imediatas ao seu cérebro. É útil, por exemplo, para mecanizar a forma como responde a emails e os arquiva, como dá início ao seu dia de trabalho ou a um novo projeto.
  3. Agrupe atividades similares: precisa de fazer telefonemas a vários clientes? Reserve um período para as fazer de seguida. O seu trabalho implica avaliar o desempenho de colaboradores ou analisar os últimos dados do departamento? Organize o tempo em blocos para funções semelhantes, o seu cérebro acaba por ser mais ágil se não estiver sempre a alterar o tipo de raciocínio.
  4. Faça pausas. Simples: ainda que tenha muito a concretizar, esgotar-se não o vai ajudar em nada. Defina qual o melhor ritmo para si e institua pequenas pausas regulares.
  5. Crie uma lista de To Do’s de cinco minutos. Se não está a conseguir concentrar-se em algo exigente, aproveite esse tempo para tarefas mais simples, de execução rápida, que requerem menor atenção. Elimina a improdutividade e aquelas ações rotineiras que acabam por preocupá-lo por ainda estarem por concluir.
  6. Elimine o multitasking. Ainda que pareça produtivo, qualquer trabalho interrompido constantemente não está a obter a sua total atenção.
  7. Bloqueie as notificações… cerebrais. Se está sempre a ser interrompido pelo seu cérebro, que o lembra de algo pendente, simplesmente anote e esqueça. Ao anotar, garante a si mesmo que o assunto não lhe escapa e volta a focar-se no que tem entre mãos.
  8. Aborrecido? Adicione uma pitada de diversão a uma função rotineira. Vale tudo: ouvir música animada, criar metas como fazer uma pausa e tomar um café com um colega quando concluir…
  9. Ouça a sua “procrastinação”. É apenas preguiça, medo de não estar à altura ou será que a tarefa não vale o seu esforço e tempo?

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário