Multipessoal

A importância das férias… para o trabalho



A importância das férias… para o trabalho

O período de férias é essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa. Por um lado, os colaboradores vão desfrutar de um período de descanso que os devolverá “recarregados” e motivados ao posto de trabalho, por outro, a atitude que uma empresa tem nas férias para com os seus clientes é muito importante para a percepção sobre a qualidade do serviço que presta. Apesar de todos os clientes perceberem a necessidade dos profissionais gozarem um período de férias, não querem que nenhum serviço lhes falhe.

O que deve um bom gestor de equipa fazer para planear as férias dos seus colaboradores? Seguir estes quatro passos vai ajudá-lo a garantir que o período de férias é tranquilo, tanto para os profissionais , como para os clientes:

Antecipação: As férias devem ser acordadas tão cedo quanto possível entre o trabalhador e o empregador, devendo o mapa de férias da equipa ficar disponível até 15 de abril de cada ano. Existem várias regras, que devem ser sempre acompanhadas pelo bom senso. Esta antecipação permitirá que os colaboradores façam os seus planos pessoais e profissionais o mais cedo possível;

Planeamento: Defina com os colaboradores quais as tarefas urgentes ou muito específicas que deve assegurar antes das férias e quais poderão ser realizadas por outros colegas, evitando correr o risco de existirem falhas no funcionamento da empresa.

Delegar: Os colaboradores devem comunicar claramente todas as tarefas que poderão ter que ser executadas na sua ausência e deixar acessível todo o material de trabalho necessário. Um bom planeamento de todas as partes garante umas férias tranquilas, sem interrupções ao colaborador e um período de trabalho sem quebras à empresa. É essencial assegurar que os colegas que ficam responsáveis pelo trabalho de outros colaboradores têm a preparação e o conhecimento necessário sobre as tarefas a desempenhar.

Preparar o regresso: Lembre os seus colaboradores de que há “vida para além das férias”. Este deve organizar o trabalho o melhor possível para evitar ter uma “avalanche” de informação e trabalho quando regressar.

Pense nestes pontos na próxima vez que tiver que planear as férias da sua equipa e lembre-se: também precisa de férias.

Multipessoal Blog

Blog oficial do Grupo Multipessoal, o blog sobre carreira, recursos humanos e emprego que eleva a sua carreira e o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário